Projeto Fortalecer Costura: formação de mulheres a partir do curso de extensão em modelagem, corte e costura na construção da cooperativa nós

Aline Smek Uberna

Resumo


Este trabalho aborda uma pesquisa realizada em um trabalho de conclusão de curso do Bacharelado em Design de moda da PUC/PR, que teve como uma das etapas o desenvolvimento de um curso para formação e qualificação em modelagem plana e processos de montagem de confecção, tendo como público alvo mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade social no bairro Vila Torres da Cidade de Curitiba-PR. Os processos de aprendizagem aconteceram dentro do Projeto Fortalecer Costura parceria entre o curso de Design de moda da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e a incubadora Trilhas. Como metodologia pautada na visão qualitativa e por meio da pesquisa-ação as práticas educativas foram aplicadas por meio de aulas planejadas pela autora. Essas aulas se desenvolveram dentro do ambiente acadêmico disponibilizado pela universidade. O setor têxtil e o design de moda têm campo para crescimento de trabalho que podem gerar oportunidades de emprego para mulheres em situação de vulnerabilidade e que apresentam dificuldades empregatícias por falta de formação. A análise e coleta de dados do público alvo, as experiências do curso apresentam a aprendizagem das cursistas, a elaboração de uma apostila e a formação de uma cooperativa como etapas do projeto. Como resultado do curso ministrado as alunas obtiveram aprendizagens nos campos da modelagem, corte e costura estando aptas a confecção básica de itens de vestuário feminino e masculino e acessórios como bolsas.


Texto completo:

PDF

Referências


BRANDÃO, C. R. Pesquisa participante. São Paulo, Brasiliense, 1981. 216p.

FAS, Fundação de Ação social. Pesquisa território Vila Torres. Curitiba, FAS, 2015. 10p.

IESOL. Incubadora Social Marista - Trilhas. Disponível em: < http://iesol.webnode.com/products/incubadora-social-marista-trilhas/>. Acesso em: 05 abr. 2016.

MANZINI, E. Design para a Inovação Social e Sustentabilidade: Comunidades Criativas, Organizações Colaborativas e Novas Redes Projetuais. Rio de Janeiro: E-papers, 2008. 104p.

MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 3. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014. 258p.

_________. Psicologia empresarial. São Paulo: FOIL, 2013. 492p.

SANTOS, M. Espaço do cidadão. 4.ed. São Paulo, Nobel, 1998. 168p.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/