Um espaço de transformação de sujeitos no coração da periferia do município de Amargosa - BA

Adélia Maia, Ana Carla Nunes Pereira, Rafaela Sousa Guimarães

Resumo


O presente artigo visa discutir o trabalho desenvolvido no Ponto de Leitura Bairro Urbis II, um espaço destinado não só a leitura e o prazer de efetivá-la, mas ao desenvolvimento de um plano educacional, que objetiva assegurar os direitos da cidadania dos frequentadores do espaço. Neste ambiente procura-se envolver as crianças na investigação de suas curiosidades, para então possibilitar a participação, não só deles, mas também da família e da comunidade em geral. Preza-se em promover um espaço para leitura com base na educação não escolar, realizando oficinas educativas, recreativas e culturais, possibilitando a aproximação da leitura contribuindo com a constituição da autonomia leitora. Como problema verificou-se se era possível implantar um Ponto de Leitura para trabalhar não apenas o acesso e o prazer da leitura, mas a ampliação da visão e entendimento de mundo, por parte das crianças. Metodologicamente o projeto se estrutura a partir de oficinas lúdico-pedagógicas.  Como resultados, observa-se que os frequentadores já conseguem expressar opiniões, sentimentos, desejos e sonhos em relação ao futuro e ao presente. Houve uma melhora significativa no desempenho escolar dos frequentadores e um processo já aparente do afastamento das crianças dos índices alarmantes de violência, principalmente pelo público fazer parte da classe popular. Enfim, ao logo dos anos, o Ponto de Leitura, além de sua proposta educativa tem provocado nas crianças um sentimento de empoderamento político e social em relação a direitos, até então negados a eles.

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Referências


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