Campo semântico em rede na rede: os contributos da ciência ontopsicológica

Eloisa Vieira Ribeiro, Ana Carolina Marzzari

Resumo


A sociedade atual é uma sociedade tecnológica, em que os indivíduos que pertencem à ela estão conectados as tecnologias quase o tempo todo. E existe uma pulsão, por parte do usuário, de ter que passar uma “imagem de perfeição”. Pois ele é carente de aplausos e curtidas, e precisa se comportar de determinadas maneiras para se adequar as postagens do momento e agradar os seus seguidores. Para transmitir a “imagem perfeita” os usuários criam uma série de aparências e status, em que as pessoas proliferam uma realidade banal e depositam sua energia nisso, ao invés de utiliza-la para se realizar e se produzir como pessoa de sucesso, como um gênio. Isso tudo está baseado nos estereótipos sociais. E através de uma informação-base cria-se uma rede em que ela é transmitida, a Ontopsicologia apresenta o Campo Semântico, que pode ajudar na compreensão deste fato.


Texto completo:

PDF

Referências


CIVITENGA, N.; DI PIETRO, D.; MCFARLANE, A.; ZOPPOLATO, A. Scond life: na internet uma “segunda vida”. Revista Nova Ontopsicologia, 2008.

DA SILVA, E. Formação do jovem e atitude ao sucesso. In: FUNDAÇÃO ANTONIO MENEGHETTI. Pedagogia Contemporânea: responsabilidade e formação do jovem para a sociedade do futuro. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2017.

DITCH THE LABEL E A BOOHOO. Are You Living an Insta Lie? Social Media Vs. Reality. Youtube, 2017. Disponível em: . Acessado em: 15 ago. 2018.

DOS SANTOS, R. P. A potência do telefone móvel, sob o viés ontológico, ontopsicológico e social (da pessoa e da sociedade). In: FUNDAÇÃO ANTONIO MENEGHETTI. Pedagogia Contemporânea: responsabilidade e formação do jovem para a sociedade do futuro. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2017.

MENEGHETTI, A. Dicionário de Ontopsicologia. 2. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2012.

MENEGHETTI, A. Os jovens e a ética ôntica. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2013.

MENEGHETTI, A. Campo Semântico. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2015.

MENEGHETTI, A. Pedagogia Contemporânea: responsabilidade e formação do líder para a sociedade do futuro. In: FUNDAÇÃO ANTONIO MENEGHETTI. Pedagogia Contemporânea: responsabilidade e formação do jovem para a sociedade do futuro. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2017.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/