O reconhecimento dos valores do humanismo perene como ferramenta humana a educadores e educandos na vida social

Daiane Dutra Rieder, Bruno Fleck da Silva

Resumo


O Humanismo Histórico-Civil, que permanece como o período mais alto que a história tenha vivido para a Cultura Humanista, encorajou uma atividade social em liberdade e dignidade do desenvolvimento do homem que, por mais que postulada há alguns séculos, ainda se mantém viva, dando lugar a uma melhor compreensão do nosso hoje e também do nosso futuro. No mundo do século XXI, a educação é quem passa a ser corporalizada à sociedade concretizando essa atividade. Consubstanciado pelo método de pesquisa exploratório, com abordagem qualitativa, este texto acadêmico propõe que a refundação de uma educação cuja base sejam valores oriundos do Humanismo, bem seja de fundamentos ontopsicólogicos, formalizados pela Escola de Pedagogia Ontopsicológica, apresenta-se como um novo ímpeto capaz de propor melhores condições à vida humana diante do social democrático ao qual o indivíduo é partícipe. O resultado deste estudo teórico explana que a ação humana na dinâmica social só é válida se capaz de ser crescente expansão da dignidade ontológica de cada sujeito humano. O ideal humanista inserido no aspecto da educação tem a missão de formalizar e potencializar no homem a sua identidade e o seu compromisso social: ser e agir. Trata-se de um crescimento ordenado ao próprio fim.


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