O ensino e aprendizagem da responsabilização da criança na educação inclusiva - perspectivas da pedagogia ontopsicológica

Thayse Smek Uberna, Ana Maria Barros de Souza

Resumo


Apresenta-se a prática docente inclusiva no contexto da educação infantil, em consonância com os estudos contemporâneos da ciência ontopsicológica, com contribuições da pedagogia e da psicossomática, como também da perspectiva sistêmica da vida - o pertencimento. Se trás a tona a observância dos aspectos legais, a responsabilização no processo de ensino e aprendizagem sobre uma criança com epilepsia que frequentou o ensino na infância no período de março a dezembro de 2019. Com a pesquisa buscou-se responder o questionamento: Como atuar com a educação inclusiva no ensino infantil, concebendo o princípio da responsabilidade sob a ótica da pedagogia ontopsicológica? Para tanto, o objetivo geral visou relacionar a prática docente inclusiva de um caso de epilepsia com a teoria da pedagogia ontopsicológica e os objetivos específicos visaram apresentar as inter-relações da criança de inclusão com o grupo de crianças e professoras no contexto da educação infantil; identificar e trazer à tona as contribuições da ciência ontopsicológica - pedagogia e psicossomática. O método de pesquisa utilizado foi à abordagem qualitativa, com a análise da prática pedagógica inclusiva e a ação do processo de ensino e aprendizagem nesse contexto de ensino, uma revisão teórica e a narrativa das professoras contribuíram com o estudo. Os resultados obtidos foram às aprendizagens do aprendiz na inclusão e das docentes da educação infantil que com suas falas evidenciam seus saberes, bem como se trás a prospecção do estudo, as considerações finais apontam o conhecimento construído na práxis pedagógica e a atuação no âmbito do desenvolvimento pedagógico.


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Referências


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