A realidade ontológica e a importância dos quatro princípios ônticos

Ana Maria Barros de Souza

Resumo


O presente artigo versa sobre a realidade ontológica e a importância dos quatro princípios ônticos, em uma abordagem introdutória sobre o tema. O objetivo geral desse estudo é expor como a Ontopsicologia, por meio dos quatro princípios ônticos, aborda o real ontológico e o que impede o homem de colher essa realidade, para especificamente dar uma noção de quais capacidades são necessárias desenvolver para que seja possível ao homem colher o real de si mesmo, em reversibilidade com a sua identidade pessoal. Outrossim, objetiva-se, também, demonstrar o quão é relevante a realização de revisões críticas e constantes de consciência, que proporcionam mudanças radicais dos modelos mentais e comportamentais, para alcançar a possibilidade de conhecer a si mesmo, a partir de sua realidade ôntica, alcançando um estado de ecceidade do próprio ser e, assim, adentrando na dimensão do “ser pessoa”. Além de contribuir com a exposição teórica da possibilidade de aplicar uma nova pedagogia, conforme a ciência ontopsicológica, que ensine as crianças e os jovens a descobrirem essa realidade ontológica. A metodologia utilizada foi de revisão teórica, principalmente, em obras do fundador da Ontopsicologia, o Acadêmico Professor Antonio Meneghetti. A relevância social, científica e prática desse estudo é de conhecimento público, notório e de valor incomensurável para todo o ser humano que possui o escopo de conhecer-se e vivenciar uma vida de plenitude, pois “saber quem eu sou” é a mais pura forma de autorrealização.


Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MENEGHETTI, A. Da consciência ao ser: como impostar a filosofia do futuro. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.

MENEGHETTI, A. Dicionário de Ontopsicologia. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2012a.

MENEGHETTI, A. A Visão Ôntica. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2012b.

MENEGHETTI, A. Manual de Ontopsicologia. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2010.

MENEGHETTI, A. O projeto homem. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2011.

MENEGHETTI, A. O Em Si do homem. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2015.

MENEGHETTI, A. Genoma Ôntico. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2013.

MENEGHETTI, A. Imagem Alfabeto da Energia. Recanto Maestro, RS: Ontopsicologica Editrice, 2016.

MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 6.ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2019.

VIDOR, A. Fenomenologia e Ontopsicologia: de Husserl a Meneghetti. Recanto Maestro, São João do Polêsine, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2013.

VIDOR, A. Filosofia Pura: a atividade psíquica deve manter-se em nexo ontológico. Recanto Maestro, São João do Polêsine, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2015.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/