Arte religiosa na Quarta Colônia e sua apreciação como pedagogia para a compreensão de valores humanistas

Mariana Brito Araujo

Resumo


No presente trabalho se buscará demonstrar a importância de se conhecer o meio cultural que habitamos, através da experiência artística vivida a partir de registros históricos que constituem a cultura peculiar a cada região. Desde o momento em que nasce, o homem se encontra no âmbito de uma cultura já posta, mas tem a oportunidade de instrumentalizá-la para o bem da realização de seu projeto neste mundo. Mesmo porque, como reflexo da passagem do homem na história, esta cultura pode ter efeitos pedagógicos e conter leis universais sobre o modo como se dá a vida, desde antes ela existir, dela prenhe o Ser, até o momento de seu retorno. É preciso se despir dos estereótipos e ignorar as pseudofacilidades da máquina, aprofundando-se na ausculta interior, para se abrir à experiência da transcendência por meio da arte; assim é possível dar um sentido superior à existência, consubstanciada no constante aprimoramento do projeto que veio à tona com a entrada no jogo da existência. Educar a criança, o jovem, os genitores e os professores através da experiência artística é eficiente e amplifica a capacidade de perceber, oportunizando-se o conhecimento metafísico natural (e não necessariamente religioso e institucional) ao ser humano.


Texto completo:

PDF

Referências


CRUZ, Jorge Vinicius Quevedo. Congregações religiosas, religiosidade e educação em Vale Vêneto – RS (1886-1945) - dissertação de Mestrado na Universidade Federal de Santa Maria - https://repositorio.ufsm.br/handle/1/16961 - consulta em 05/10/2019

GIANNOTTI, José Arthur. O Jogo do Belo e do Feio.1.ed. São Paulo/SP: Companhia das Letras, 2005.

JARDIM, Evandro Carlos. Arte, Trabalho e Ideal. 1.ed., São Paulo/SP: Edições SESC, 2019.

MENEGHETTI, Antonio. OntoArte. O Em Si da Arte. 1.ed. Florianópolis: Ontopsicológica Editrice, 2003.

MENEGHETTI, Antonio. Filosofia Ontopsicológica. 5.ed. Florianópolis: Ontopsicológica Editrice, 2003A.

MENEGHETTI, Antonio. Dicionário de Ontopsicologia. 2.ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2012.

MENEGHETTI, Antonio. Seis Mulheres e a Imaculada Conceição. 1.ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2013.

MENEGHETTI, Antonio. Do Humanismo Histórico ao Humanismo Perene. 2.ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.

MOREIRA, Altamir. A Pintura Mural Religiosa de Ângelo Lazzarini, nas Igrejas da Quarta Colônia. Dissertação de Mestrado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2001 - https://lume.ufrgs.br/handle/10183/131474 - consulta em 17/02/2021.

STEIN, Edith. A Mulher. Sua Missão Segundo a Natureza e a Graça. 1.ed. Bauru/SP: Editora da Universidade do Sagrado Coração, 1999.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/