Protagonistas da própria vida: construindo competências necessárias à sociedade atual
Resumo
O presente relato é decorrente do projeto “Roteiros de Aprendizagem: na perspectiva das metodologias ativas”, que tem como problematização a busca por novos métodos que pudessem envolver mais os estudantes nas atividades propostas, assim como, encontrar maneiras de potencializar a construção do conhecimento e o desenvolvimento de competências cognitivas e sócio emocionais. O trabalho traz diferentes modalidades de métodos ativos em detrimento a métodos passivos e tradicionais de ensino. O projeto foi desenvolvido em sala de aula com turmas de 4º e 5º ano, em uma escola particular do município de Uruguaiana – RS. Participaram alunos entre 9 e 11 anos. A experiência teve uma aceitação bastante significativa por parte dos estudantes, que em seus relatos deixaram evidente que sentiram-se respeitados, em seu ritmo de aprendizagem e na forma de construir o seu conhecimento.
Texto completo:
PDFReferências
MENEGHETTI. Antonio. Nova visão sobre a Pedagogia. Uma Nuova Pedagogia Per la Società Futura. In: CONFERÊNCIA UNESCO, 2006, Paris. Anais..., p.1-40.
MENEGHETTI, Antonio. O aprendiz líder. São Paulo: FOIL, 2009.
MENEGHETTI, A. Manual de Ontopsicologia. 3. ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2010.
CAMARGO, Paulo de, Competências sócio-emocionais: novas perspectivas para a escola. Revista Educatrix, Editora Moderna, nº 7, páginas 20 – 27, 2014.
LEAL, Edvalda Araújo, MIRANDA, Gilberto José, CASA NOVA, Silvia Pereira de Castro. Revolucionando a sala de aula: como envolver o estudante aplicando técnicas de metodologias ativas de aprendizagem. São Paulo, Ática, 2019.
Métricas do artigo
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura
URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/