Clube de Segurança: Uma nova abordagem para a educação em segurança da informação

Iuri Bernardo Picolini Moro

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo apresentar o Clube de Segurança, projeto desenvolvido na Antonio Meneghetti Faculdade, visando formar profissionais na área de segurança da informação, com enfoque no campo de Hacking Ético (Ethical Hacking). Por meio de encontros semanais, são estudados de forma majoritariamente prática os conceitos base da segurança cibernética, explorando os diversos campos de conhecimento e proporcionando um ambiente dinâmico para o compartilhamento de experiências. Além disso, para aproximar os participantes do mercado de trabalho, também são realizados eventos especiais com profissionais especializados na área de segurança. De forma a conciliar o desenvolvimento do ser, saber e fazer, buscando uma formação integral, durante os encontros também são estimuladas as habilidades de comunicação oral, o exercício da liderança e a busca pelo próprio projeto de natureza.

Texto completo:

PDF

Referências


DA SILVA, D. R. P; STEIN, L. M. Segurança da informação: uma reflexão sobre o componente humano. Ciências & Cognição, vol. 10, 2007.

MENEGHETTI, A. A Psicologia do Líder. 5.ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2013.

VIDOR, A.; BARBIERI J. B. P.; GIORDANI, E. M.; SPANHOL, C. I. D.; WAZLAWICK, P. Uma nova pedagogia para a sociedade futura: Princípios práticos. Recanto Maestro:

Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/