A formação jurídica revisitada: a experiência do laboratório de direito e ontopsicologia na difusão dos valores do humanismo perene

Rosane Leal da Silva, Simone Stabel Daudt

Resumo


Este trabalho tem como foco a formação jurídica tradicional, historicamente ancorada no positivismo e no protagonismo dos professores para, constatadas as insuficiências deste modelo no enfrentamento aos problemas contemporâneos, refletir sobre a adoção de formação interdisciplinar, como preceituado nas Diretrizes para os Cursos Jurídicos. Para tanto, parte das bases já existentes no Curso de Direito da AMF e questiona se o encontro entre Direito e Ontopsicologia, com adoção de metodologia de estudo de casos (hard cases) teria o potencial de transformar a formação jurídica. Com base na metodologia de estudo de caso, o presente trabalho objetiva evidenciar o percurso realizado no Laboratório de Direito e Ontopsicologia em execução desde o primeiro semestre de 2019. As atividades já realizadas revelam seu forte potencial transformador, pois, para além de propor a aproximação entre teoria e prática, realizado a partir da seleção e discussão sobre casos julgados pelos Tribunais Superiores, contribui para o desenvolvimento de novas inteligências na medida em que coloca em diálogo professores e estudantes com formação nas duas ciências. A partilha de conhecimento entre os partícipes da experiência, a disponibilidade para a reflexão crítica e o compromisso com os valores humanos mostram-se essenciais para promover as mudanças no cenário jurídico a partir do humanismo perene, de matriz Ontopsicológica e que colhe os ensinamentos de Antonio Meneghetti, marco teórico a partir do qual se embasa a experiência pedagógica.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Resolução CNE/CES nº5, de 17 de dezembro de 2018. Institui as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Direito e da outras providências. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/55640393/do1-2018-12-18-resolucao-n-5-de-17-de-dezembro-de-2018-55640113. Acesso em 01 mar. 2021.

CIDRÃO, Taís Vasconcelos; SILVA, Alexandre Bruno da; NETO, Francisco Miranda Pinheiro. Um ensaio acerca da crise do ensino jurídico no Brasil: a urgência da aplicação do método do caso. Quasetio Iuris, vol. 12, n. 3, Rio de Janeiro, 2019, p. 660-676. Disponível em:

https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/quaestioiuris/article/view/39572/32702. Acesso em 10 mar. 2021.

FERNANDES, André Gonçalves. Ensino do direito e filosofia: a prudência e a hermenêutica jurídicas, aprendidas com o estudo do caso de identidade crítica, como fundamentos da formação para a justiça como prática social. Dissertação – UNICAMP. Campinas, 2014. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/253911/1/Fernandes_AndreGoncalves_M.pdf. Acesso em 11 mar. 2021.

MENEGHETTI, Antonio. Genoma Ôntico. 3. ed. Ontopsicológica Editora Universitária:Recanto Maestro, RS, 2013, p. 85-102.

MENEGHETTI, Antonio. Pedagogia contemporânea: responsabilidade e formação do jovem para a sociedade do futuro. Recanto Maestro, São João do Polêsine (RS): Fundação Antonio Meneghetti, 2017, p. 23-41.

MENEGHETTI, Antonio. Pedagogia Ontopsicológica. Revisão e Tradução: Ontopsicológica Editora Universitária. 3. ed. Ontopsicológica Editora Universitária: Recanto Maestro, São João do Polêsine, 2014.

MENEGHETTI, Antonio. Manual de Ontopsicologia. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2010.

MENEGHETTI, Antonio. Proclusão à refundação de um critério ético no interior do humanismo. In: Fundação Antonio Meneghetti (Org.). Formando lideranças para o desenvolvimento futuro: compartilhando experiências. Recanto Maestro, São João do Polêsine (RS): Fundação Antonio Meneghetti, 2019, p. 25-32.

STRECK, Lenio Luiz. Resumocracia, concursocracia e a “pedagogia da prosperidade”. Revista Consultor Jurídico, 2017. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2017-mai-11/senso-incomum-resumocracia-concursocracia-pedagogia-prosperidade. Acesso em: 03 mar. 2021.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/