A busca da autonomia psicológica e econômica nos jovens

Sandra Bruni, Laura Scortegagna Lopes, Annalisa Cangelosi

Resumo


No contexto atual, os jovens precisam impostar-se e inserir-se no sistema social de modo autônomo. Para isso, é preciso que eles possuam algumas competências que irão garantir o resultado a si mesmo como pessoa. Com base nessa premissa, o presente ensaio acadêmico tem por horizonte tratar as diferentes visões sobre as autonomias, em especial a psicológica e econômica, trazendo um comparativo entre Meneghetti e outros autores - em especial, Freire, Reichert, Kiyosaki e Lechter, Heath e Amadeu - e propondo, assim, elucidar os pontos de contato ou não da ótica ontopsicológica com as demais pesquisas. O resultado deste estudo mostra que os autores citados apresentam argumentos semelhantes aos de Antonio Meneghetti, mostrando, na prática, a interdisciplinaridade da Ontopsicologia e como ela é uma ciência que abrange diferentes áreas do conhecimento. Embora este trabalho não exauriu a totalidade dos autores que se interessaram pelo assunto, contudo, é uma introdução que, futuramente, poderá ser ampliada, também com aplicações práticas, por exemplo, por meio de um questionário para jovens, montado com base no estudo bibliográfico aqui realizado.


Texto completo:

PDF

Referências


AMADEU, J. A Educação Financeira e Sua Influência nas Decisões de Consumo e Investimento: Proposta de Inserção da Disciplina na Matriz Curricular. 2009. 85 p. Dissertação (Mestrado em educação) - Universidade Oeste Paulista de São Paulo. 2009. Disponível em:

https://www.livrosgratis.com.br/ler-livro-online-78973/a-educacao-financeira-e-sua-influencia-nas-decisoes-de-consumo-e-investimento--proposta-de-insercao-da-disciplina-na-matriz-curricular. Acesso: 24 mar. 2021.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. Disponível em:

https://nepegeo.paginas.ufsc.br/files/2018/11/Pedagogia-da-Autonomia-Paulo-Freire.pdf Acesso: 24 mar. 2021.

HEATH, R. Transformando erros em Lucro. São Paulo: Editora Gente, 2011.

KIYOSAKI R.; LECHTER L. Independência Financeira. 17. ed. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2001.

MENEGHETTI, A. Aprendiz Líder. 2. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2020.

MENEGHETTI, A. Dicionário de Ontopsicologia. 2. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2012.

MENEGHETTI, A. Antonio Meneghetti sobre… Jovens e realidade cotidiana / Antonio Meneghetti su… Giovani e realtà quotidiana. 2. ed. (edição bilingue). Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2020.

MENEGHETTI, A. Sistema e Personalidade. 3. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2019.

REICHERT, C. B. Autonomia na adolescência e sua relação com os estilos parentais. 2006. 102 p. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2006. Disponível em: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/667. Acesso em: 24 mar. 2021.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/