Da escola para o mercado de trabalho

Autores

  • Giane Kiefer Curso de Pedagogia. Faculdade Antonio Meneghetti
  • Claudiane Weber

Resumo

Os jovens e adultos com deficiência, possuem a necessidade de desenvolver sua autonomia. Para isso é fundamental a sua inclusão ao mercado de trabalho como pessoas com capacidades. Neste estudo se objetiva compreender na visão de uma instituição de apoio a pessoas com deficiências, como a escola auxiliou ou está auxiliando o aluno com deficiência a se inserir no mercado de trabalho. Os objetivos secundários consistiram em: a) verificar como os alunos com deficiência estão sendo preparados pela escola, para se inserir ao mercado de trabalho; b) entender qual apoio é dado às famílias que possuem familiares com deficiência. Os resultados apontam que os profissionais que atuam nas APAES, tem por objetivo de proporcionar e desenvolver a autonomia das pessoas deficientes e a sua inclusão no mercado de trabalho; o papel da escola ainda não é de inclusão e sim de inserção; nas famílias a deficiência acaba sendo uma relação de superação e angustia e o futuro acaba sendo incerto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giane Kiefer, Curso de Pedagogia. Faculdade Antonio Meneghetti

Acadêmica do sétimo semestre em Licenciatura em Pedagogia, na Antonio Meneghetti (AMF).

Referências

CONHEÇA a História de Luana Dallacorte: 1ª Fisioterapeuta com Síndrome de Down. Realização de Voll Tv. Santo Angelo: Voll Tv, 2019. (4 min.), vídeo, son., color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GoTDrusC84E. Acesso em: 30 nov. 2020.

PIMENTEL, Susana Couto Conviver com a Síndrome de Down em escola inclusiva: mediação pedagógica e formação de conceitos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

MAZZOTTA, Marcos José da Silveira. Fundamentos de Educação Especial. São Paulo, SP: Biblioteca Pioneira de Ciências Sociais, 1982.

Downloads

Publicado

2022-04-14