Conexões entre formação empreendedora e soft skills em egressos do Bacharelado em Sistemas de Informação da AMF

Patrícia Wazlawick, Jonas Fontoura da Silva

Resumo


O presente trabalho possui como temática/objetivo geral investigar, a partir da visão dos egressos do Bacharelado em Sistemas de Informação da Faculdade Antonio Meneghetti, as relações e (inter)conexões possíveis entre a formação empreendedora, de acordo com a Metodologia FOIL e o desenvolvimento de soft skills durante o percurso de estudo e formação teórico-prática & profissional na graduação. No que diz respeito ao método de pesquisa, a mesma configura-se como pesquisa exploratória de cunho quantitativo-qualitativo, com aplicação de questionário previamente elaborado com questões abertas e fechadas e realização de análise estatística e análise de conteúdo. Os resultados apontam que a formação implementada durante os anos da graduação, fundamentada na Metodologia FOIL e Pedagogia Ontopsicológica, conjuntamente à formação técnica, favorece e contribui para o desenvolvimento de habilidades e competências empreendedoras, bem como para o desenvolvimento de soft e people skills nos jovens egressos profissionais.


Texto completo:

PDF

Referências


ACOSTA- SILVA, D. A. Tras las competencias de los nativos digitales: avances de una metasíntesis. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, v. 15, n. 1, p-471-489, 2017.

AZEVEDO, É. L. O método ontopsicológico na clínica psicológica contemporânea. 2017. 329f. Tese (Doutorado em Psicologia: Psicologia Clínica) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2017.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

CABANA, R.; CORTES, I.; PLAZA, D.; CASTILLO, M.; ÁLVAREZ, A. Análisis de las capacidades emprendedoras potenciales y efectivas en alumnos de Centros de Educación Superior. Journal of Technology Management & Innovation, v. 8, n. 1, p. 65-74, 2013.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Mackron Books, 2007.

CIMATTI, B. Definition, development, assessment of soft skills and their role for the quality of organizations and enterprises. International Journal of Quality Research, v. 10, n. 1, p. 97-130, 2016.

COVITA, H. M. Aprendizagem ao longo da vida: “Boas Práticas e inserção social”. Análise Psicológica, v. 3, n. 20, p. 337-357, 2002.

DELORS, J. et al. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez, 1998.

DELL’AQUILA, E.; MARROCO, D.; PONTICORVO, M.; DI FERDINANDO, A.; SCHEMBRI, M.; MIGLINO, O. Educational Games for Soft-Skills Training in Digital Enviroments. Advances in Game-Based Learning. Cham, Switzerland: Springer, 2017.

EDWARDS, M.; GARCÍA, A.; SÁNCHEZ, M.; QUESADA, H.; AMARA, N. Disentangling competences: Interrelationships on creativity, innovation and entrepreneurship. Thinking Skills and Creativity, n. 16, p. 27-39, 2015.

FACULDADE ANTONIO MENEGHETTI (AMF). Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação – PPC. Documento Institucional. Recanto Maestro: AMF, 2018.

FACULDADE ANTONIO MENEGHETTI (AMF). Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI. Documento Institucional. Recanto Maestro: AMF, 2019.

FLOREA, R.; STRAY, V. Software Tester, We Want to Hire You! an Analysis of the Demand for Soft Skills. In: GARBAJOSA, J.; WANG, X.; AGUIAR, A. (Eds.). Agile Processes in Software Engineering and Extreme Programming. XP 2018. Cham, Switzerland: Springer, 2018.

HEITMANN, D. D. “Aprendizaje a lo largo de la vida”. Antecedentes y desafios para la universidad de hoy. Ciencia y Cultura, v. 17, n. 30, p. 87-101, 2013.

HERRERA, C. A. H.; TORRES, J. C. N. Young university students of Engineering and their perception of soft skills. Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, v. 9, n. 19, 1-24 jan-jun., 2019.

HERRERA, C. A. H.; TORRES, J. C. N. Soft skills in Engineering Students from three Public Higher Education Institutions. Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, v. 10, n. 20, páginas, jan-jun., 2020.

LENNOX, A.; ROOS, F. Preparing students for the workplace-development of sfot skills. In: DELENER, N.; SCHWEIKERT, C. (Eds.). Changing Business Environment: Gamechangers, Opportunities and Risks, p. 354-360, 2017.

MATTESON, M. L.; ANDERSON, L.; BOYDEN, C. “Soft Skills”: a phrase in search of meaning. Portal: Libraries and the Academy, v. 16, n. 1, p. 71-88, 2016.

MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 2. ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Ed., 2005.

MENEGHETTI, A. Una nuova pedagogia per la società futura. In: MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicologica. Roma: Psicoedit, 2006.

MENEGHETTI, A. Manual de Ontopsicologia. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Ed., 2010a.

MENEGHETTI, A. I giovani e l’etica ontica. Roma: Psicologica Editrice, 2010b.

MENEGHETTI, A. Superficialidade do poder digital. Os desvios da juventude mundial. p. 101-111. In: MENEGHETTI, A. Os jovens e a ética ôntica. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2013.

MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 6. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2019.

MENEGHETTI, A. Apresentação. p. 11-19. In: MENEGHETTI, A. Psicologia Empresarial. 2. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2020.

MOREIRA, A. A. Psicoterapia Ontopsicológica: a formação do ontoterapeuta. 2019. 223f. Tese (Doutorado em Psicologia: Psicologia Clínica) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.

MORENO, E. A. C. Comparative analysis among UABC students of entrepreneurial skills. Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, v. 10, n. 20, jan-jun., 2020.

MORRIS, M.; WEBB, J.; FU, J.; SINGHAL, S. A Competency-Based Perspective on Entrepreneurship Education: Conceptual and Empirical Insights. Journal of Small Business Management, v. 51, n. 3, p. 352-369, 2013.

POOL, L. D. Developing Graduate Employability: The CareerEDGE Model and the importance of emotional intelligence. In: TOMLINSON, M.; HOLMES, L. (Eds.). Graduate Employability in Context. London, England: Palgrave Macmillan, 2017.

RAO, M. S. Enhancing employability in engineering and management students through soft skills. Industrial and Commercial Training, v. 46, n. 1, p. 42-48, 2014.

RAZAK, R. A.; SHARIFF, N. M.; ZAINOL, N. A.; RADHA, J. Z. R.; AHMAD, R. Are students competences in line with industry expectation? International Journal, v. 3, n. 15, p. 47-56, 2018.

ROBLES, M. M. Executive perceptions of the top 10 soft skills needed’s in today’s workplace. Business Communication Quartely, v. 75, n. 4, p. 453-465, 2012.

SCHAEFER, R. Empreender como uma formar de ser, saber e fazer: o desenvolvimento da mentalidade e do comportamento empreendedores por meio da educação empreendedora (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Brasil, 2018.

SCHAEFER, R. Em direção a novos paradigmas da ciência: contribuições da Ciência Ontopsicológica. p. 27-47. In: FUNDAÇÃO ANTONIO MENEGHETTI. Ontopsicologia Ciência Interdisciplinar. Recanto Maestro: FAM, 2019. Vol. 4.

SCHIPPER, M.; VAN DER STAPPEN, E. Motivation and attitude of Computer Engineering students toward soft skills. Paper presented at the IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), 2018. Santa Cruz de Tenerife, Canary Islands, Spain, p. 7-20, apr. 2018.

SHAKIR, R. Soft skills at the Malaysian institutes of higher learning. Asia Pacific Education Review, v. 10, n. 3, p. 309-315, 2017.

SITOE, R. M. Aprendizagem ao longo da vida: um conceito utópico? Comportamento Organizacional e Gestão, v. 12, n. 2, p. 283-290, 2006.

SPANHOL, C. I. D. Significados e sentidos da formação continuada segundo o Método Ontopsicológico: um estudo com professores do ensino superior. 2013. 225f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidad del Mar, Chile, Viña del Mar, 2013.

SPANHOL, C. I. D.; BOER, N. Método Ontopsicológico: contribuições à formação continuada na perspectiva de professores do ensino superior. Saber Humano, v. 5, n. 7, p. 53-69, 2015.

SPANHOL, C. I. D. Formação, motivos e sentidos atribuídos ao método ontopsicológico por professores do Ensino Superior. p. 335-347. In: FUNDAÇÃO ANTONIO MENEGHETTI. Ontopsicologia Ciência Interdisciplinar. Recanto Maestro: FAM, 2019. Vol. 4.

TAYLOR, E. Investigating the perception of staholders on soft skills development of students: evidence from South Africa. Interdisciplinary Journal of e-Skills and Lifelong Learning, v. 12, n. 1, p. 1-18, 2016.

TEJADA, F. J; RUIZ, C. Evaluación de competências profesionales en Educación Superior: Retos e implicaciones. Educación XXI, v. 19, n. 1, p. 1-21, 2016.

TOLFO, C.; WAZLAWICK, R. S.; FERREIRA, M. G.; FORCELLINI, A. Agile Practices and the promotion of Entrepreneurial Skills in Software Development. Journal of Software: Evolution and Process, v. 30, n. 9, p. e1945, 2018.

WAZLAWICK, P. Dinâmica de desenvolvimento da personalidade no processo de aprendizagem: o exemplo da Faculdade Antonio Meneghetti. 2014. 105f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia) – Programa Educacional de Pós-Graduação Profissional em Psicologia, Faculdade de Psicologia, Saint Petersburg State University (SPbU)/Universidade Estatal de São Petersburgo, São Petersburgo, Rússia, 2014.

WAZLAWICK, P. O método ontopsicológico para jovens. p. 105-130. In: FUNDAÇÃO ANTONIO MENEGHETTI. Ontopsicologia: Ciência Interdisciplinar. Vol. V. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2020a.

WAZLAWICK, P. The Ontopsychological Method. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 4, p. 22370-22391, apr., 2020b.

WAZLAWICK, P.; SCHAEFER, R. Metodologias ativas e formação empreendedora e de liderança para jovens universitários: a contribuição da Metodologia FOIL. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v. 14, n. 3, p. 19-41, 2020.

WEBER, C. A imagem fotográfica e seus usos: Aproximações da Ontopsicologia com a Ciência da Informação. 2018. Tese (Doutorado em Ciências da Informação) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Informação, Escola de Comunicação e Artes (ECA), Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2018.

WESTHEAD, P.; SOLESVIK, M., Z. Entrepreneurship education and entrepreneurial intention: Do female students benefit? International Small Business Journal, v. 34, n. 8, p. 979-1003, 2016.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/