Jovens versus adultos: o desafio de viver para ser o próprio valor

Michele Ketlin Festinalli, Annalisa Cangelosi

Resumo


Na ótica de aprofundar o diálogo entre as gerações, este trabalho se propôs como objetivo verificar o que cada geração aprendeu com o tempo de conhecimento de suas famílias, apresentando as consequências e problemas que enfrentam na busca de sua identidade e qual a interferência da sociedade nesse aspecto, e também compreender o que afeta os jovens, ou seja, o que a sociedade pensa e argumenta sobre esse assunto. Para uma aplicação prática, foi construído um questionário baseado na bibliografia revisada, direcionado para adultos e jovens, que foi respondido por 100 pessoas, das quais 50 jovens e 50 adultos. Os dados coletados foram elaborados por meio de nuvens de palavras. A análise mostrou que os adultos têm uma visão em que a escola e a família são responsáveis por preparar o jovem para ser adulto com mais responsabilidade para o futuro. Contudo, o consumismo e a tecnologia afetam bastante, criando uma dificuldade nos jovens de encontrar seu projeto de vida e viver em sociedade. Para os jovens, até chegar a vida adulta se passa por várias fase e situações, pois, muitos não se sentem preparados para viver sua vida no meio social. Desde crianças, dependem dos ensinamentos de seus genitores, o que muitas vezes acaba prejudicando, pois os pais são superprotetores, não oferecendo total liberdade de suas ações e assim dificultando a inclusão na sociedade.


Texto completo:

PDF

Referências


FEIXA, Carles et al. O conceito de geração nas teorias sobre juventude. SciElo, Brasília, 25 Mai. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-

Acesso em: 02 mar. 2021.

FREITAS DE, Rovilson et al. Utilizando as técnicas de “nuvens de palavras” e clusterização aplicadas as entrevistas dos atletas olímpicos da cidade de São Carlos. Olimpianos - journal of olympic studies, São Carlos, v.2, n.2, p. 423-434, Janeiro, 2018. Disponível em:

file:///C:/Users/Santo/Downloads/41-ArticleText-138-5-10-20190706%20(1).pdf. Acesso em: 07 mar. 2021.

GUIDDENS, A. Sociologia. Tradução de Ronaldo Cataldo Costa; revisão técnica de Fernando Coutinho Cotanda. 6. ed. Porto Alegre, editora Penso, 2012.

HEINZ, A. O jovem e o sentido fundamental da vida. Orientador: Dra. Carmen I. D’Agostini Spanhol. 2016. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Ontopsicologia, Antonio Meneghetti Faculdade, Restinga Sêca, 2016. Disponível em: http://repositorio.faculdadeam.edu.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/485/2016%20-%20P%C3%B3s%20-%20Gradua%C3%A7%C3%A3o%20%20-%20Alessandra%20Heinz.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 02 mar. 2021.

IGNACZUK, C. Evolução dos meios de comunicação: O que mudou? Movidesk, Curitiba, 11 dez. 2019. Disponível em: https://conteudo.movidesk.com/evolucao-dos-meios-de-

comunicacao/. Acesso em: 02 mar. 2021.

MENEGHETTI, A. A arte de viver dos sábios. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2009.

MENEGHETTI, A. A Psicologia do Líder. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2008.

MENEGHETTI, A. Os Jovens e a Ética Ôntica. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2013.

MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 2. ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2005.

MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 6. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2019.

ROCCO, V. Auto-sustento: o primeiro dever de um jovem. Nova Ontopsicologia, São Paulo, v. 24, n. 1, pp. 8-15, Maio, 2006.

SARGIANI, V. Identificação de padrões em textos de mídias socias utilizando redes neutras e visualização de dados. Orientador: Prof. Dr. Leandro Augusto da Silva. 2017. 76 p. TCC de Pós graduação - Engenharia elétrica e Computação, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2017. Disponível em: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/

/5/VAGNER%20SARGIANI.pdf. Acesso em: 07 mar. 2021.

SGARIONI, M. O adulto desmontado. Superinteressante, São Paulo, 31 out. 2016. Disponível em: https://super.abril.com.br/cultura/o-adulto-desmontado/. Acesso em: 02 mar. 2021.

SPANHOL D’AGOSTINI, C. I. Avaliação da mudança de estilo de vida dos jovens. 2011. 34f. TCC (Pós graduação) - Curso MBA, Antonio Meneghetti Faculdade, Restinga Sêca, 2011. Disponível em: http://repositorio.faculdadeam.edu.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/517/TCC-CARMEN%20SPANHOL.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 02 mar. 2021.

VASCONCELLOS SILVA, P. R. Análise de conteúdo de nuvem de palavras produzidas na comunidade virtual “Hepatite C”. Sipeq, Rio de Janeiro, 30 may. 2018. Disponível em: https://sepq.org.br/eventos/vsipeq/documentos/53636490710/20. Acesso em: 08 mar. 2021.

VASCONCELLOS SILVA, P. R. Análise de conteúdo por meio de nuvem de palavras de postagens em comunidades virtuais: novas perspectivas e resultados preliminares. CIAIQ, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 41 - 48, Janeiro, 2019. Disponível em: file:///C:/Users/Santo/

Downloads/2002-Texto%20Artigo-7457-1-10-20190618%20(1).pdf. Acesso em: 07 mar. 2021.

VILELA, R. B. et al. Nuvem de palavras como análise de ferramenta de conteúdo: Uma aplicação aos desafios do ensino no mestrado profissional. Millenium, Alagoas, v. 2, n. 11, p. 29-36, Jan. 2020. Disponível em: file:///C:/Users/Santo/Downloads/17103-Article%20Text-

-1-10-20200131.pdf. Acesso em: 07 mar. 2021.

WELLWE, W. A atualidade do conceito de geração de Karl Mannheim. sciElo, Brasília, 25 Mai. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922010000200004. Acesso em: 07 mar. 2021.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/