Percepções iniciais de educadores e pais frente à pandemia: um recorte de realidades entre países da Europa e América Latina

Sandra Andréa Berro Maia, Ana Beatriz de Souza Cunha, Andréa Magaler Berro Vernie, Patrícia Wazlawick

Resumo


Este trabalho é um recorte das diferentes realidades vividas por educadores, pais e alunos em diferentes países, frente à pandemia ocasionada pela COVID-19. Almejou-se refletir sobre as dificuldades que esse novo normal causou em diferentes países, observando os desafios que cada indivíduo teve que solucionar, como aprimoramento de conhecimentos tecnológicos e habilidades emocionais. Este recorte baseia-se em um questionário respondido por educadores e pais em vários países da América Latina (Argentina, Brasil, Bolívia, Paraguai e Uruguai) e da Europa (Alemanha, França, Itália, Portugal e Suécia), com o objetivo de traçar um paralelo sobre as vivências e experiências adquiridas no primeiro impacto com as mudanças trazidas pela COVID-19. O questionário foi respondido por educadores e pais de alunos de diferentes níveis de ensino, de escolas públicas e privadas, com a finalidade de visualizar a diversidade de informações sobre o momento vivido e relacionar as convergências e divergências em relação a procedimentos adotados pelas escolas na continuidade dos processos educativos, visto a obrigatoriedade do afastamento do convívio escolar. Ao analisar as respostas dos entrevistados, notou-se que houve um empenho em minimizar os impactos do isolamento social na educação através do engajamento dos professores, mudanças nos métodos e o esforço dos pais em proporcionar o suporte para seus filhos, mesmo que dentro da sua realidade social, em cada país contemplado pelo recorte.


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