O plágio como fenomenização do estereótipo da preguiça e a pedagogia necessária para uma mudança de cultura

Ana Carolina Marzzari, Elisângela Beskow

Resumo


A presente pesquisa aborda a questão do plágio como uma forma de fenomenização do estereótipo da preguiça, seguindo a visão da Ontopsicologia e da cultura brasileira. Para tal, aborda-se a questão da tecnologia como um facilitador para o cometimento de plágios. Assim sendo, o principal objetivo dessa pesquisa é correlacionar o plágio com uma cultura que fomenta a preguiça. Tendo como enfoque, a pedagogia que é preciso ter para que não se cometa tal ato com conteúdo de outrem. Para alcançar esse objetivo foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com base em publicações científicas, periódicos, livros e anais, por meio do modo dedutivo partiu-se dos conceitos gerais do plágio para o modo cultural que o brasileiro possui, correlacionando com a visão da Ontopsicologia que trata o estereótipo da preguiça. Como resultados se verificou que os brasileiros são tarjados como culturalmente preguiçosos e necessitam de uma pedagogia do fazer, desde jovens para que atos como estes do plágio, não sejam cometidos.



Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. LDA: LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm. Acesso em 20-04-2020

GARSCHAGEN, Bruno. Universidade em tempos de plágio. S.d. Disponível em: . Acesso em: 13 mai. 2020

MENEGHETTI. A. Dicionário de Ontopsicologia. 2. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2012.

MENEGHETTI. A. Antonio Meneghetti Sobre Jovens e Realidade Cotidiana. 1. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2017.

PASSADO. Zé Carioca e o imperialismo americano no Brasil. 2016. Disponível em: https://asspassado.wordpress.com/2016/07/10/ze-carioca-e-o-imperialismo-americano-no-brasil/ . Acesso em 09-04-2020.

VASCONSCELOS, S. Aumento da produção científica brasileira alerta para ocorrência de plágio. 2011. Disponível em: https://agencia.fiocruz.br/aumento-da-produ%C3%A7%C3%A3o-cient%C3%ADfica-brasileira-alerta-para-ocorr%C3%AAncia-de-pl%C3%A1gio. Acesso em 10-04-2020.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/