Abraçando o Ser Pessoa

Luiz Yan Silveira Pereira Yan Da Silveira Pereira

Resumo


O autor deste relato de experiência desenvolveu um projeto intitulado “Você precisa de um abraço? ”, em sua escola, no ano de 2019, quando estudava no segundo ano do ensino médio. Na instituição, a perda precoce de um aluno chocou a todos, em especial o corpo discente, que se viu desestimulado por muito tempo – situação que preocupava a todos. A criação de um projeto que estimulasse os alunos a não deixarem se abalar pela situação justamente objetivou despertar nos outros alunos da instituição uma motivação para estudar e realizar as atividades recorrentes do dia a dia. Dessa forma, o projeto trabalhou com essa situação problema por meio de diversas atividades, tais como: conversas individuais e coletivas para tratar a situação de cada um e ao mesmo tempo do grupo. Esse projeto foi realizado através de ajuda voluntária pedida a profissionais da área da psicologia, assim, organizou-se um evento, adicionado ao calendário escolar, onde aconteceram palestras para tratar de temáticas que versavam sobre motivação, autoestima e bem-estar. De uma situação triste, o projeto propiciou conversas positivas aos alunos que transcendia a sua estima, pois começou-se a falar sobre seu futuro e o quão importante é construí-lo no aqui e agora. Após o evento citado, os resultados foram perceptíveis por meio de provas e trabalhos das disciplinas escolares, bem como no sorriso que individualmente cada um passou a expressar. Os mesmos alunos, que antes das palestras estavam desmotivados e com notas baixas, logo depois mostraram resultados melhores, tanto no meio escolar como no social. O autor percebeu que para a grandeza do “ser pessoa” do amanhã, deve-se haver uma autopreparação interna contínua que se começa no hoje.

Texto completo:

PDF

Referências


BARROS, Airton Pereira do Rêgo; COUTINHO, Maria da Penha de Lima; ARAÚJO, Ludgleydson Fernandes; CASTANHA, Alessandra Ramos. As representações sociais da depressão em adolescentes no contexto do ensino médio. Estudos de Psicologia (Campinas), [S.L.], v. 23, n. 1, p. 19-28, mar. 2006. FapUNIFESP (SciELO). Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s0103-166x2006000100003. Acesso em: 19.mar.2021.

LISTER, Rosi. A criatividade é a habilidade número um para o século 21?. Disponível em: https://weareive.org/is-creativity-the-number-one-skill-for-the-21st-century/. Acesso em 19.maR.2021.

RATCHEVA, V. S. e LEOPOLD, T. 5 coisas para saber sobre o futuro dos empregos. Disponível em: https://www.weforum.org/agenda/2018/09/future-of-jobs-2018-things-to-know/. Acesso em 19.mar.2021.

MENEGHETTI, Antonio. Jovens e Realidade Cotidiana. Recanto Maestro, São João do Polêsine, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2017.

MENEGHETTI, Antonio. Os Jovens e a Ética Ôntica. 2. ed. Recanto Maestro, São João do Polêsine, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2013.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/