A educação midiática e as tecnologias na escola e na infância

Andrieli Silveira Azeredo da Costa, Estela Maris Giordani

Resumo


No contexto atual da nossa sociedade as tecnologias de informação e comunicação (TICs) vêm mudando a vida de quase todos. As TICs vêm se mostrando cada vez mais necessárias, ainda mais por estarmos passando por uma pandemia a do Covid-19. Com as tecnologias de informação e comunicação especialmente a digital fazendo parte da realidade das pessoas nos seus mais diversos contextos, surgem novos questionamentos, como, que a educação e as tecnologias estão se relacionando? Há muitas possibilidades de relacionamentos, mas como a escola está se posicionando referente a essa temática? Com isso este trabalho visa trazer para a discussão a relação das tecnologias com a educação, destacando a importância da inserção da educação midiática visando formar integralmente o sujeito, como a BNCC orienta em suas competências gerais da educação básicas. Acredito que a inserção da educação midiática e das TICs na educação de forma transdisciplinar irá contribuir para a formação de sujeitos reflexivos, críticos e éticos tanto no ambiente digital quanto fora dele. A pesquisa seguiu a abordagem qualitativa e foi desenvolvida a partir de estudos bibliográficos, o levantamento dos dados buscou sempre trazer para a discussão a inserção das TICs e da educação midiática na escola dando foco para as mídias digitais. A constante evolução do mundo tecnológico nos mostra a importância de que a educação midiática se faça presente nos ambientes educativos visando sempre formar integralmente a todos.

 


Texto completo:

PDF

Referências


BRAGA, Renê Morais da Costa. A indústria das fake news e o discurso de ódio. In: PEREIRA, Rodolfo Viana (Org.). Direitos políticos, liberdade de expressão e discurso de ódio. Volume I. Belo Horizonte: IDDE, 2018, p. 206.

BRANCO. Fake News e os Caminhos para Fora da Bolha. Interesse Nacional Agosto–Outubro 2017. Disponível em: Acesso em: 08 de maio 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular(BNCC). MEC, CNE. 2018.Disponível em:< http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/>Acesso em: 17 de abr. 2020.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997. Disponível em:Acesso em: 3 de set. 2020.

Cecilio. NOVA ESCOLA. Educação Midiática e BNCC: saiba como aplicar com a sua turma. Disponível em:Acesso em: 17 de jul. 2020.

EDUCAMIDIA. In: Educamidia/Instituto Palavra Aberta. Disponível em:< https://educamidia.org.br/ >Acesso em: Acesso em: 29 de ago. 2020.

FREITAS. Letramento Digital E Formação De Professores. Educação em Revista. Belo Horizonte. 2010.Disponível em: Acesso em: 12 de jul. 2020.

FREITAS, L; MORIN, E.; NICOLESCU, B. (1994). Carta de Transdisciplinaridade. Primeiro Congresso Mundial da Transdiciplinaridade. Convento da Arrábida, Portugal, 2-6 Novembro de 1994. Disponível em:< http://www.apha.pt/boletim/boletim1/pdf/CartadeTransdiscipl.> Acesso em: 06 de set. 2020.

INSTITUTO PALAVRA ABERTA. In: Instituto Palavra Aberta. Disponível em:< https://www.palavraaberta.org.br/ > Acesso em: 30 de ago. 2020.

MENEGHETTI, A. O jovem e a ética ôntica. Recanto Maestro (RS): Ontopsicológica, 2013.

OCHS, M. TV Seduc RS. Capacitação em Letramento Digital - Educação Midiática para Cidadania Digital, 2020. Vídeo (62 min). Disponível em: Acesso em:

PRENSKY, M. Digital Natives Digital Immigrants. In: PRENSKY, Marc. On the Horizon. NCB University Press, Vol. 9 No. 5, October (2001a). Disponível em :. Acesso em 29 de jul. 2020.

TORRES, A.; COSTA. A.; ALVES. L. Educação e Saúde: reflexões sobre o contexto universitário em tempos deCOVID-19. Universidade do Estado da Bahia. Educação e Saúde: reflexões sobre o contexto universitário em tempos de COVID-19. Disponível em: Acesso em:07 de Set. 2020.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/