Pedagogia empresarial: a formação e atuação do pedagogo na empresa

Lara Gabriela Matoso, Estela Maris Giordani

Resumo


Esta pesquisa teve como tema “A formação e atuação do pedagogo na empresa”. Trouxe como objetivo geral:Entender a Pedagogia Empresarial como uma possível área de atuação do pedagogo, bem como suas contribuições e espaços de atuação na empresa. Objetivos específicos: Analisar a função do pedagogo no âmbito organizacional, formativo e de relacionamento da empresa; Compreender qual o papel do pedagogo para auxiliar no desenvolvimento das habilidades e competências dos colaboradores dentro das organizações corporativas; Refletir sobre a especificidade da formação do pedagogo para trabalhar com a Pedagogia Empresarial.  O estudo teve abordagem qualitativa de campo e colheu informações diretamente dos profissionais que atuam nesta área por meio de dois questionários, um direcionado para empresários e/ou gestores de empresas (QE) e outro para pedagogos que trabalham em empresas (QP) - (não necessariamente desenvolvendo funções de sua formação). Os temas de pesquisa envolveram questões sobre a formação inicial e continuada e o campo de atuação do Pedagogo Empresarial. Neste contexto, é possível a ação do pedagogo nos diferentes ambientes de trabalho, visto que, se o objeto de estudo principal da pedagogia é a educação e o processo de ensino e aprendizagem, em seu vasto campo de aplicação, ela possui suas especificidades. Contudo, a discussão sobre o papel do pedagogo, entendendo a Pedagogia como ciência da educação, vem ocupando espaço nas reflexões educativas, apresentando a necessidade de uma reestruturação quanto ao currículo do Curso de Pedagogia tendo em vista as mudanças sociais que vêm disseminando consequências de forma cada vez mais acelerada.


Texto completo:

PDF

Referências


CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 5º edição. São Paulo: Cortez 2001, p. 73.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. A disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna (orgs).

DESLAURIERS, J. P. Pesquisa qualitativa: Guide pratique. Montreal, 1991, p. 58.

MENDONÇA, B. A importância de um profissional de pedagogia empresarial. Edools. Blog - planejamento, gestão e otimização de cursos e treinamentos. Disponível em: . Acesso em: 17jan. 2020.

OLIVEIRA, L. Pedagogia empresarial: Atuação do pedagogo nas organizações. VI Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade”. Sergipe, 2012, p.1.

VIEIRA, M. M. F.; ZOUAIN, D. M. Pesquisa qualitativa em administração. Rio de Janeiro: FGV, 2006.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/