O último carnaval: a voz do aluno em seu processo de aprendizagem matemática

Renata Cezar Pinto

Resumo


Este artigo relata a experiência de uma professora de Matemática em uma escola pública municipal do interior do Rio Grande do Sul (RS) em momentos precedentes a Pandemia Mundial COVID-19. Os participantes desta pesquisa foram 20 alunos do sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal da região central do RS, durante dois períodos consecutivos de 50 minutos cada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando a teoria da Negociação de Significados para estudar os diálogos e negociações existentes no contexto escolar, e assim conduzir as atividades em sala de aula. A coleta de dados foi realizada de forma empírica, utilizando o estudo de caso para responder “Como a voz do estudante pode contribuir para a produção de significados contextualizados aos interesses sociais no decorrer de uma aula de matemática sobre Geometria Plana: figuras geométricas?” Como resultado podemos concluir que as interações entre alunos e professora considerando as Negociações de Significados ocorridas durante a aula contribuíram para a aprendizagem de Geometria Plana além de demonstrar como as relações entre professor e alunos transcendem as práticas do educar considerando os conhecimentos prévios dos estudantes e as suas contribuições para tornar a aprendizagem significativa.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

FAGUNDES, M. V. Da construção de si mesmo à contribuição com a sociedade. In: Fundação Antonio Meneghetti (org.) Pedagogia Contemporânea: responsabilidade e formação do jovem para a sociedade do futuro. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2017.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2019.

GIORDANI, E. M. Pedagogia Ontopsicológica para pais e educadores. In: Fundação Antonio Meneghetti (org.) Pedagogia Contemporânea: responsabilidade e formação do jovem para a sociedade do futuro. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2017.

MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 3. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.

PINTO, R. C., FIOREZE, L. A. O uso de planilhas eletrônicas no ensino de matemática financeira a partir da negociação de significados. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática, Mídias Digitais e Didática: tripé para formação do professor de matemática, 2015. Disponível em: . Acesso em 02 jun. 2021.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/