Os processos educacionais dentro do projeto bola pra frente desenvolvendo esportistas, e também jovens mais ativos

Greiciele Mostardeiro

Resumo


O objetivo desta pesquisa foi mostrar a importância do limite de uso dos aparelhos eletrônicos no ambiente familiar, os benefícios, e os ganhos sociais, motores e físicos que os alunos participantes do Projeto Bola pra Frente em Restinga Sêca ganham através da prática de exercício físico semanal, no caso o futsal. Para tanto foi utilizado uma abordagem descritiva onde 42 pais dos alunos do Projeto responderam ao questioná­rio desenvolvido pela professora Greiciele Mostardeiro com três perguntas, uma aberta e duas fechadas. Os resulta­dos demonstraram que a maioria dos pais coloca limite aos seus filhos no manuseio de aparelhos eletrônicos e acha importante. Os pais também observaram os ganhos físicos, sociais, e motores que os filhos obtiveram por estarem realizando as atividades propostas no Projeto e estarem em contato com demais crianças, na questão socialização, saúde, melhorar a sua rotina, criar gosto pela prática esportiva, etc., seja de forma aulas online ou presenciais. Foi identificado que alguns pais ainda não puseram limites para a utilização de aparelhos eletrônicos. No ano de 2020 o Projeto teve suas aulas realizadas de forma remota e os alunos continuaram sua participação nas realizações das atividades, a interação continuou e foi muito importante para nossos resultados.


Texto completo:

PDF

Referências


MENEGHETTI, Antonio. Pedagogia Ontopsicológica. 3 ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.

SOUZA, Sampaio Josenilda. Brincar em tempos de Técnologias Móveis. Salvador. 2019. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/28762/3/Joseilda.pdf. Acesso em: 16 jan. 2020.

Sociedade Mineira de Pediatria. Riscos à saúde da criança e do adolescente no mundo digital. 13 de dezembro de 2016. Disponível em: http://blog.smp.org.br/riscos­-saude­-no­-mundo­-digital/. Acesso em: 16 jan. 2020.

OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 10. Redução das desigualdades. Disponível em: https://brasil.un.org/pt­-br/sdgs/10. Acesso em 27 jan. 2021.

COGNITÁ; FLORES; SILVIA. Dependência tecnológica das crianças e o convívio familiar. 15/01/2021. Disponível em: https://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0839.pdf. Acesso em: 28 de jan. de 2021.

ALBERGUINE, S. do R. M. A importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento da criança na educação infantil. Londrina. 2012. Disponível em: https://web.unifil.br/pergamum/vinculos/000007/0000078f.pdfsilmara.pdf. Acesso em: 10 de mar. de 2021.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/