Educação Transformadora e(m) diálogo com a Pedagogia Ontopsicológica: como ser um professor inovador?
Resumo
Muito se fala na contemporaneidade de Educação Inovadora ou de Educação Transformadora, são conceitos que, podemos dizer, definitivamente, “estão na moda”. Mas, de fato, o que isto significa? Este trabalho nasce de perguntas e constantes inquietações acerca da figura do(a) professor(a) e do proceder da Educação e da Pedagogia contemporâneas, principalmente considerando as realidades que se impuseram as Escolas e à Educação de modo geral a partir de março de 2020, com o advento da pandemia de Covid-19 e nos possíveis contextos de pós-pandemia. O objetivo geral é discutir, analisar e estudar como são possíveis e acontecem estas novas pedagogias, tendo como foco principal a figura, a pessoa dos educadores e professores que trabalham e pretendem trabalhar com inovação em suas escolas e em suas áreas de atuação. Além disso, uma ênfase fundamental é dada ao aspecto da formação e da aprendizagem continuada ao longo da vida (life long learning), seja para os educadores, que para os alunos. Tendo a fundamentação teórica nas áreas da Educação/Pedagogia decidimos tecer diálogos com a proposta da Pedagogia Ontopsicológica, para verificarmos como seria possível ser um professor inovador. O método de pesquisa configura-se no viés qualitativo, sendo realizado um estudo teórico interdisciplinar. Os resultados apresentam características e formas de ser, agir e pensar do professor inovador, que são fundamentais para as pedagogias do século XXI.
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