Ideografia da Ontopsicologia: pesquisa qualitativa sobre proposta original e particular de releitura

Ricardo Rechden Barcellos

Resumo


Este artigo versa sobre pesquisa empírica qualitativa, os efeitos da leitura de texto com novidade interpretativa, com particular proposta de leitura para entendimento e análise, de certa forma intuitiva, induzindo a um exercício hermenêutico, que fosse fácil e simples, fugindo da imagem pela imagem, levando o leitor uma nova construção reflexiva. Texto este que versa sobre a Ideografia da Ontopsicologia, concebida pelo fundador da Ciência Ontopsicológica, Acad. Prof. Antonio Meneghetti, como representação gráfica da estrutura científica e dedicando a ela um capítulo do Manual da Ontopsicologia, pela importância didática e pedagógica que tem. Neste artigo, após a introdução que aborda as justificativas e considerações iniciais, em seu capítulo central, apresentamos o levantamento que fizemos com estudantes do Bacharelado em Ontopsicologia, tendo sido realizada logo após o estudo curricular do tema. Os depoimentos dos alunos mostram o impacto que lhes causou, tanto em termos de complementação do aprendizado, pelo ineditismo da forma de abordagem, como pela nova visão estimuladora da estrutura científica, quando passaram a ver e entender o que até então não haviam percebido. Concluímos o trabalho com as considerações sobre os objetivos e resultados atingidos.

Texto completo:

PDF

Referências


BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edição 70, 2011.

BERNABEI, P.; ZOPPOLATO, A. Antonio Meneghetti uma viagem de sucesso, (Dossiê Antonio Meneghetti), Ontopsicologia Editrice, 2008, Recanto Maestro, São João do Polêsine.

MENEGHETTI, A. Ideografia da Ontopsicologia. Videoconferência, 17/08/2002, Itália.

MENEGHETTI, A. Nova Fronda Virescit: introdução à Ontopsicologia para jovens. v. I. Recanto Maestro: Ontopsicologica Edirtice, 2008.

MENEGHETTI, A. Manual de Ontopsicologia. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2010.

MENEGHETTI, A. Nova Fronda Virescit: em busca da Alma. v. III. 2. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2019.

MINAYO, M. C. S.; Costa, A. P. Fundamentos Teóricos das Técnicas de Investigação Qualitativa. Revista Lusófon, 2018.

NICOLESCU, B. A Evolução Transdisciplinar a Universidade Condição para o Desenvolvimento Sustentável. Conferência no Congresso International “A Responsabilidade da Universidade para com a Sociedade”, International Association of Universities, Chulalongkorn University, Bangkok, Thailand, de 12 a 14 de novembro de 1997. Disponível em: https://ciret-transdisciplinarity.org/bulletin/b12c8por.php.

SCHAEFER, R. Em direção a novos paradigmas da ciência: contribuições da Ciência Ontopsicológica. In: FUNDAÇÃO ANTONIO MENEGHETTI (org.). Ontopsicologia Ciência Interdisciplinar. v. IV. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2019.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/