Ideografia da Ontopsicologia: forma, representação e compreensão - releitura

Ricardo Rechden Barcellos

Resumo


Este artigo versa sobre releitura com novidade interpretativa da Ideografia da Ontopsicologia, concebida pelo fundador da Ciência Ontopsicológica, Acad. Prof. Antonio Meneghetti, como representação gráfica da estrutura científica e dedicando a ela um capítulo do Manual da Ontopsicologia, pela importância didática e pedagógica que tem. Neste artigo, após a introdução que aborda as justificativas e considerações iniciais, apresentamos uma proposta original e particular de visão ou de análise dos aspectos gráficos, proporções, localizações e formas, as quais dão ao leitor a possibilidade de exercitar sua criatividade imaginativa, ou intuitiva, a fim de compreendê­-la mais e melhor. Tal percurso conduz o leitor a um gradativo entendimento das partes e, concomitante, das interrelações que acabam levando ao entendimento do todo da ciência, inclusive da dinâmica interna e externa, de seus compromissos, de seus meios científicos para se cumprir como objetivo social. O ineditismo da forma de abordagem traz nova visão estimuladora da estrutura científica, quando o leitor passar a ver e entender o que até então não haviam percebido. Concluímos o trabalho com as considerações finais sobre o tema.

Texto completo:

PDF

Referências


HSUAN­-NA, T. Ideogramas e a Cultura Chinesa. 2. ed. São Paulo: É Realizações, 2017. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=9tNfDwAAQBAJ&printsec=front cover&dq=inauthor:%22Tai+Hsuan­-an%22&hl=pt­-vuNv4nsAhWdEbkGHXO9AYIQ6ªEwA. Acesso em: 3 de jun. de 2020.

MAZZO, F. T. de A. Poesia: a arte da sedução da palavra. Curitiba: Appris, 2020.

MENEGHETTI, A. Sistema e personalidade. ABO: Porto Alegre, 1994.

MENEGHETTI, A. Dicionário de Ontopsicologia. Recanto Maestro: Ontopsicologia Ed., 2001.

MENEGHETTI, A. Ideografia da Ontopsicologia. Videoconferência, 17/08/2002, Itália.

MENEGHETTI, A. Manual de Ontopsicologia. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2010.

MENEGHETTI, A. A imagem e o inconsciente. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2012.

MENEGHETTI, A. Nova Fronda Virescit: em busca da Alma. v. III. 2. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2019.

NICOLESCU, B. A evolução transdisciplinar a Universidade Condição para o Desenvolvimento Sustentável. Conferência no Congresso International “A Responsabilidade da Universidade para com a Sociedade”, International Association of Universities, Chulalongkorn University, Bangkok, Thailand, de 12 a 14 de novembro de 1997. Disponível em: https://ciret­-transdisciplinarity.org/bulletin/b12c8por.php.

PRIBERAM. Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/. Aceso em: 14 de abr. de 2019.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/