A leitura da palavra e a escrita do pensamento: concepções docentes em alfabetização

Rejane Cavalheiro

Resumo


O escopo de abordagem deste artigo é o de propor algumas reflexões a cerca das concepções agregadas na trajetória formativa docente, tecida ao longo de escolhas de aprofundamento teórico e de experiência histórico­-prática. Tendo como foco o processo de alfabetização é possível constatarmos a necessidade de transformar as práticas de ensino tradicional considerando os achados de pesquisas nas áreas de pedagogia, linguagem e psicologia da educação. A aprendizagem passa a ser protagonizada por quem aprende na mediação de saberes e não mais na transmissão e recepção de conteúdos. No entorno de tais práticas, emergiram nas duas últimas décadas, os visíveis descompassos cognitivos praticados em moldes resultantes da interpretação culturalmente dominante a respeito da alfabetização. Como docentes, alfabetizarmo­-nos metodologicamente no viés que desconstrói certezas resultantes da prática, pode nos auxiliar a visualizarmos o que de certa forma é palpável nas relações de ensinar e aprender. Em educação o verbo garantir não encontra conjugação entre o real e o protagonismo aprendente . O mesmo se refere ao termo eficácia. O futuro das relações educativas são promovidas pelas experiências que vivemos e não pela escolha do método que não as considera. As experiências, precisam ser o marco de propostas visíveis em concepções para uma educação que vise o futuro. As práticas alfabetizatórias tão arraigadas de passado, por não haver ,talvez, um debruçamento denso sobre pesquisas e seus processos, precisam se impregnar de possibilidades de futuro pelas ondas de transformação e mudança que representam os cursos de formação de futuros professores.


Texto completo:

PDF

Referências


CAVALHEIRO, R. Teares formativos docentes no ensino superior. Curitiba: Appris,2017.

CAVALHEIRO, R. Marcas de formação­-processos que tecem trajetórias docentes. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2011.

CAVALHEIRO, R.; ISAIA, S.M. A.; BOLZAN, D.P. V. A formação no ensino superior: quais trajetórias de formação têm os professores que formam professores para a escola básica? Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente. V.3, n. 03, 2010.

CUNHA, M. I. Os conceitos de espaço, lugar e território nos processos analíticos da formação dos docentes universitários. Educação Unisinos, v. 12, n. 3, p. 182­-187, set./dez. 2008.

CUNHA, M. I. (Org). Trajetórias e Lugares de Formação da Docência Universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara, SP: Junqueira & Marin; Brasília, DF: CAPES: CNPQ, 2010.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs ­- capitalismo e esquizofrenia. Rio de janeiro: Ed. 34, 1995.

FERREIRO, E.; Teberosky, A. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: ArtMed, 1999.

FERREIRO, E. O ingresso na escrita e nas culturas do escrito. São Paulo: Cortez Editora, 2013.

FUNDAÇÃO ANTONIO MENEGHETTI (org.). Pedagogia Contemporânea: responsabilidade e formação do jovem para a sociedade do futuro. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti , 2017.

IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: ArtMed, 2010.

LAVILLE, C. B. Saber y Relación Pedagógica. Buenos Aires: Centro de Publicaciones Educativas y Material Didáctico, 2004.

MARCELO GARCÍA, C. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Nova Enciclopédia, 1995, pp. 51-76.

MARCELO GARCÍA, C. Formação de Professores ­- Para uma mudança educativa. Porto Editora, 1999.

MARCELO, C. Pesquisa sobre a formação de professores: o conhecimento sobre aprender a ensinar. Revista Brasileira de Educação, n. 9, pp. 51­-75, 1998.

MARCELO, C. Formação de professores – Para uma mudança educativa. Tradução: Isabel Narciso. Porto: Porto Editora, 1999.

MENEGHETTI, A. Dicionário de Ontopsicologia. 2. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2012.

MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 3. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.

JOSSO, M. C. Caminhar para Si. Porto Alegre: EDIPUCRS,2010.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/