Valores humanos, o saber prático a E A educação: estudo comparado entre Brasil, Itália e Japão
Abstract
O presente trabalho tem por objetivo verificar a presença dos valores humanos e do saber prático na educação do Brasil, da Itália e do Japão, através da pesquisa bibliográfica e entrevistas. Da verificação realizada, avaliar a importância dos valores humanos e do saber prático na educação e seus reflexos nos resultados de cada nação. Sua motivação parte da constatação de uma realidade brasileira: o enorme contraste entre o seu imenso potencial e o seu baixo nível de desenvolvimento, considerada ainda uma nação em desenvolvimento. Dessa constatação, questionase por que o Brasil, apesar de ter recursos naturais em abundância, não consegue se tornar um país desenvolvido e protagonista? Qual o papel da educação nesta passagem? Que tipo de educação? Para avaliar a importância dos valores humanos e do saber prático, partiu-se da outra ponta, os produtos, enquanto resultado gerado pelos cidadãos e sua coletividade. Uma pesquisa e análise através dos “Made in”. Da Itália, enquanto berço da cultura ocidental, do humanismo-histórico e civil e o Japão enquanto referência mundial da refinada cultura oriental. Outrossim, tanto Made in Italy como Made in Japan são referências mundiais de alta qualidade. Identificado a essência nas bases dos “Made in”, verificar se há relação com a educação, a formação do saber prático e dos valores humanos. Realizou-se o mesmo processo de estudo do Made in Brasil e sua relação com a educação, o saber prático e os valores humanos. Para, então, poder avaliar a importância dos valores humanos e do saber prático na educação brasileira para o desenvolvimento de cidadãos responsáveis e protagonistas e que possibilite ser uma nação desenvolvida.
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