Fahrenheit 451, de Ray Bradbury: uma proposta pedagógica norteadora do ensino-aprendizagem de inglês como língua adicional (ILA)

Autores

  • Tiago Ferreira Pereira

Resumo

Este trabalho diz respeito a um relato de experiência de ensino de inglês como língua adicional (ILA) por meio da utilização do texto literário Fahrenheit 451 (1953) do escritor norte-americano Ray Bradbury. O objetivo principal é oferecer uma breve reflexão sobre a junção do ensino de ILA aliada ao ensino de literatura de língua inglesa seguido de um breve relato acerca de uma experiência em sala de aula que resultou da união dessas duas estâncias. Essa proposta está amparada sobre a necessidade de se construir uma educação mais direcionada para a formação pessoal e cultural do estudante. Como aporte teórico, autores como Hall (2015), Kramsch (2014), Brunfit et al. (1986), Dalmau et. al. (2012), dentre outras fontes teóricas foram consultados. O trabalho alcançou resultados enriquecedores e diferenciados para a comunidade escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2016. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio>. Acesso em: dez. 2018.

BRUMFIT, C. J.; CARTER, R. A. Literature and language teaching. Oxford: Oxford University Press, 1986.

DALMAU, M. F. C. et al. The use of literature as an advanced technique for teaching English in the EFL/ESL classroom. Educación y Futuro, Madrid, n. 27, p. 217-236, mar. 2012.

DIYANNI, R. Literature: reading fiction, poetry, drama, and the essay. Estados Unidos: Mcgraw-Hill College, 1997.

HALL, G. Literature in language education. Hampshire: Palgrave Macmillan, 2015.

JAKOBSON, R. Linguística e comunicação. São Paulo: Cutrix, 1977.

KRAMSCH, C. Context and culture in language teaching. Nova York: Oxford University Press, 2014.

MILLIGAN, I. The novel in English: an introduction. GB: Palgrave Macmillan, 1983.

Downloads

Publicado

2018-12-01