Desafios enfrentados por professores e alunos em tempos de pandemia

Authors

Abstract


A carreira docente nos traz muitas alegrias e desafios. Cada professor sente uma emoção ao iniciar do ano letivo, são novos alunos, desafios e ansiedades, tudo é novo, apesar do professor está na carreira há muitos anos. O ano de 2020 foi muito desafiador para todos e diferente de outros. O professor sempre teve que se reinventar, mas nesse último ano o desafio foi maior ainda para manter contato com seus alunos, através do ensino remoto. Esse trabalho buscou analisar as tecnologias, mídias sociais e retorno das atividades propostas as famílias da turma da Pré-escola 1/Pré A, composta por 13 alunos, com idade entre 4 a 5 anos de uma escola do Município de Santa Maria-RS. A educação necessita de professores engajados e manter-se atualizados é de extrema importância para que o processo ensino aprendizagem seja mais significativo. Os professores e os alunos fizeram o seu melhor neste tempo de pandemia, apesar de inúmeros desafios impostos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Marcia Medianeira Toniasso Righi, Escola Municipal de Ensino Fundamental Renato Nocchi Zimmermann e EMEF Sete de Setembro

Professora

References

BELLONI, M.L. Educação à distância. Campinas: autores associados, 1999.

GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. Porto alegre, Ed. Artes Médicas, 2002.

GIL, A. Metodologia do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 1994.

MORAN, J. M. et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6. Ed. Campinas: Papirus, 2000.

NÓVOA, A. Formação de professores. In: Nóvoa. A. (org.). Vidas de professores. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants. Disponível em: http://www. albertomattiacci. it/docs/did/Digital_Natives_Digital_Immigrants.pdf>. Acesso em: 23 de março de 2021.

SILVA, R. Como o mundo, professores nunca mais serão os mesmos. http://tecnologia.educacional.com.br. 6 de julho de 2020.

VEIGA, I. P. Docência como atividade profissional. In: VEIGA, Ilma P.; D‟Ávila, Cristina. (Orgs.) Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas, SP: Papirus, 2008. p. 13-22.

Published

2022-03-31