100 anos da reforma universitária de córdoba: o início da ruptura da docilização dos corpos no meio universitário latino-americano

Autores/as

  • Maria Julia Pegoraro Gai Universidade Federal de Santa Maria
  • Andrieli de Fátima Paz Nunes Universidade Federal de Santa Maria
  • Camila Borges Fialho Universidade Federal de Santa Maria

Resumen

A reforma universitária de Córdoba resultou de um manifesto realizado pelos estudantes que reivindicavam mudanças no quadro social e universitário vigente na época. A organização da instituição de ensino em questão era baseada nas diferenças hierarquias e de autoridade entre professores e estudantes, com foco nas relações de poder e condutas disciplinadas. A partir dessa configuração de universidade, podemos fazer uma analogia com as prisões citadas por Foucault (1987) em seu livro “Vigiar e Punir”, uma vez que o sistema educacional de Córdoba de 1918 pode ser percebido como uma organização que aprisionava os estudantes e buscava a docilização dos sujeitos universitários. Dessa maneira, esse trabalho propõe-se a realizar um ensaio teórico a partir dessa analogia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Julia Pegoraro Gai, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Administração na Universidade Federal de Santa Maria.

Andrieli de Fátima Paz Nunes, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Administração na Universidade Federal de Santa Maria.

Camila Borges Fialho, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Santa Maria

Citas

BARROS, E. F.; VALDÉS, H.; BORDABEHERE, I. C.; SAYAGO, G.; CASTELLANOS, A.; MÉNDEZ, L. M.; BAZANTE. J. L.; MACEDA, C. G.; MOLINA, J.; PINTO, C. S.; BIAGOSH, E. R.; NIGRO, A. J.; SAIBENE, N. J.; ALLENDE A. M.; GARZÓN, E. Manifesto de Córdoba - 21 de junho de 1918 Da Juventude Argentina de Córdoba aos homens livres da América, 1918.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: a história da violência nas prisões. 27a ed., Petrópolis: Vozes. (1987).

FREITAS NETO, J. A. "A reforma universitária de Córdoba (1918): um manifesto por uma universidade latino-americana." Revista Ensino Superior Unicamp,2011.

MARIÁTEGUI, J. C. Sete ensaios de interpretação da realidade peruana. São Paulo: Expressão Popular/CLACSO) 2008

OLIVEIRA, D. A.; AZEVEDO, M. L. N. A atualidade dos ensinamentos da Reforma de Córdoba (1918): Ou qual a herança de Córdoba nas reformas atuais? La Reforma Universitaria, 2008.

SANTOS, J. F.; DUTRA, R. C. O. Que poder é esse? Reflexões sobre o poder do professor universitário. Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Psicologia da Universidade Metodista de São Paulo. São Paulo, 2006.

Publicado

2018-12-01