A sétima arte na escola: experiências formativas possibilitadas pela extensão tendo o cinema como dispositivo de formação

Autores

  • Sabrina Copetti da Costa Universidade Federal de Santa Maria
  • Valeska Fortes de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

RESUMO: o presente trabalho visa compartilhar as experiências com cinema e educação desenvolvidas pelo projeto de extensão “Cinegrafando a educação experiências formativas em cinema: até onde a sétima arte pode chegar?” do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (GEPEIS) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O referido projeto vem sendo desenvolvido desde o ano de 2014 contemplando ações com as quais pretendemos construir relações e vivências de professores com o cinema. De um lado, o que se refere às suas histórias pessoais e profissionais e às formas pelas quais o cinema nelas se faz presente, buscando compreender as visões e concepções, os saberes e fazeres docentes acerca desta arte em suas vidas. De outro, interrogamos não somente a forma como o cinema se faz presente, ou as razões de sua ausência no trabalho docente no cotidiano da escola, mas cuidamos de conhecer os significados e sentimentos inscritos nos encontros dos docentes com o cinema tanto dentro quanto fora da escola. Entendendo o cinema como dispositivo de formação, viemos consolidando parcerias com Universidades Federais, Estaduais e Privadas, Institutos Federais de Educação, ONGs, escolas das Redes Municipal e Estadual de ensino. Tendo como base o campo teórico do Imaginário Social de Cornelius Castoriadis (1982) desenvolvemos atualmente duas ações extensionistas: Cinema Itinerante e Cine Intervalo. Este trabalho centraliza a discussão no que vem sendo desenvolvido na primeira ação citada. O Cinema Itinerante foi e está sendo desenvolvido em encontros nas escolas de Santa Maria com intuito de formar professores para colocar em prática a lei 13.006/2014 que torna obrigatória a exibição de duas horas mensais de cinema brasileiro nas escolas. Atualmente, a pedido de uma professora,

estamos realizando oficinas com alunos do 5º ano de uma escola pública de Santa Maria. Temos percebido a adesão por parte de alunos e professores às nossas ações, as quais permitem que se pense o Imaginário Instituído e se abra a possibilidade para fortalecer o Instituinte.

Palavras-chave: educação, cinema, imaginário.

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Biografia do Autor

Sabrina Copetti da Costa, Universidade Federal de Santa Maria

Estudante de Pedagogia pela Univeridade Federal de Santa Maria.

Valeska Fortes de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Titular da Universidade Federal de Santa Maria.

Referências

CASTORIADIS, Cornelius. A instituição imaginária da sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

CASTORIADIS, Cornelius. As encruzilhadas do labirinto VI – Figuras do pensável. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

FRESQUET, Adriana (org.). Imagens do Desaprender- Uma experiência de aprender com o cinema. Rio de Janeiro: Booklink, 2007

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Publicado

2018-12-01