Estratégias de ensino para a disciplina de logística, no curso técnico em administração da escola técnica ALFA, na cidade de Cachoeira do Sul/RS

Autores/as

Resumen

O ensino técnico é formado principalmente por jovens a partir dos 16 anos e atualmente configura-se como o principal meio de aprendizagem procurado pela população adulta. Surgindo a necessidade de formar docentes e discentes capacitados para este meio. No contexto o artigo tem o intuito de apresentar um plano de estudo docente, utilizando-se de métodos de ensino, abordando o lúdico, e diferentes estratégias na disciplina de fundamentos da logística, no Curso Técnico em Administração, da escola Alfa de Cachoeira do Sul/RS. Levantando o questionamento: É possível inserir no processo de ensino-aprendizagem atividades lúdicas, na disciplina de fundamentos de logística? Logo, constituem-se objetivos conhecer e aprofundar-se no assunto de métodos lúdicos no processo de ensino aprendizagem; desenvolver um plano de trabalho docente para a disciplina de fundamentos de logística, e realizar a analise crítica do plano de trabalho docente desenvolvido. A disciplina de logística tem seu caráter voltado para atividades técnicas e distantes do cotidiano da maioria dos estudantes, é estratégica para as organizações, além de promissora e fortemente requisitada pelo mercado. Por fim, entende-se que é possível, mesmo que em disciplinas que exigem competências mais densas, a adoção de estratégias de ensino diversificadas obtendo êxito na sala de aula. Atendendo aos objetivos foi desenvolvido o plano de trabalho docente e o mesmo foi aplicado, contendo dinâmica de integração, estudos de caso, visitas técnicas, construção de maquete, mapa de conceitos e trabalho de pesquisa. Conclui-se que o ensino da gestão anseia por inovação, diversificação e estratégias desde os primeiros conhecimentos.

 

Palavras-Chave: Estratégias. Logística. Gestão. Docência

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Veigla Flores Vargas, Senac São Paulo

Veigla Flores Vargas -

Possui graduação em Administração pela Universidade Luterana do Brasil (2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, novas ideias e sustentabilidade.

Citas

REFERÊNCIAS

ALVES, Rubem. A gestação do futuro. Campinas: Papirus, 1987

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade. Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3. ed. Joinville: Univille, 2004.

BALLOU, Ronald H. Logística empresarial: transporte, administração de materiais e distribuição física. São Paulo: Atlas, 1993.

BELLAN, Z. S., Andragogia em Ação: Como ensinar adultos sem se tornar Maçante. Santa Bárbara d’Oeste, SOCEP Editora, 2005.

CAVELLUCCI, L. C. Estilos de aprendizagem: em busca das diferenças individuais. 12 p. 2004.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. Brasil, Elsevier 2003.

CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO. Documento. Brasília, 1993.

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 1998.

GEORGES, M. R. R. Logística Empresarial. Notas de Aula, Faculdade de Administração de Empresas, PUC Campinas, 2003.

MORATORI, Patrick Barbosa. Por que utilizar jogos educativos no processo de ensino aprendizagem. Rio de Janeiro UFRJ, 2003.

NEGRINE, Airton. O lúdico no contexto da vida humana: da primeira infância à terceira idade. Brinquedoteca: a criança, o adulto e o lúdico . 1ª ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

NOVAES, A. G. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição: Estratégia, Operação e Avaliação. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

PERRENOUD, Philippe. 10 novas competências para ensinar. Artmed editora, 2000.

PINTO, A. V., Sete Lições Sobre Educação de Adultos, 15 ed. São Paulo, Cortez Editora, 2007.

SMITH, Adam. A Riqueza das Nações: investigação sobre sua natureza e suas causas. São Paulo : Nova Fronteira, 1985.

Publicado

2018-12-01