Horta Inclusiva

Auteurs-es

  • Nara Regina Schuquel Martins

Résumé

Nesse relato de experiência aborda-se a importância do trabalho colaborativo, com os setores especializados, AEE (Atendimento Educacional Especializado) nas atividades desenvolvidas com estudantes de inclusão. As atividades foram desenvolvidas remotamente devido à pandemia do coronavírus. Neste trabalho são abordados temas como a inclusão, alimentação saudável e construção de horta doméstica, destacando a importância do contato com a terra, num período em que todos estão conectados com o meio digital.

Na realização do projeto as metodologias ativas se fizeram presentes, como proposta para que o estudante seja agente da sua aprendizagem juntamente com sua família e o professor um mediador. A análise dos dados foi realizada de forma qualitativa  ao observar os resultados obtidos com os 18 alunos envolvidos no projeto.

Nas conclusões, aponta-se a importância da família no processo de inclusão, principalmente diante deste cenário vivenciado pelo ensino remoto.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

REFERÊNCIAS

ALVES, L. Educação Remota: entre a Ilusão e a Realidade. Interfaces Científicas. Aracaju. Vol.8. n.3. 2020.

ALVES, R. A. Memórias. Disponível em https://correio.rac.com.br/_conteudo/2014/05/colunistas/rubem_alves/179346_memórias.html. Acesso em 16/03/2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br / imagens/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 10 de jan. 2020.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. RESOLUÇÃO Nº 4, DE 2 DE OUTUBRO DE 2009.

MANTOAN, M. T. E. Ser ou estar, eis a questão: Explicando o déficitintelectual. Rio de Janeiro: WVA. 1997.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão promove a justiça. 2016. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/20/inclusão-promove-a-justiça. Acesso em 10/01/2021

MEIER, M. BUDEL, G. C. Mediação da Aprendizagem na educação especial. Curitiba: Ibpex, 2012.

Téléchargements

Publié-e

2022-04-20