A escrita em sala de aula: construindo papéis sociais e protagonismo responsável.

Autori

  • Simone Osmari Lago Pesamosca

Abstract

O artigo apresentado a seguir é resultado de uma prática realizada na disciplina de Língua Portuguesa, nas turmas do sexto e sétimo ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre João Zanella. Através dela, foi trabalhada a produção de textos, com vistas ao entendimento de que, a escrita contribui para além da comunicação entre pessoas. Ela tem papel de inserção social e desenvolvimento de uma postura crítica e protagonista. Dessa forma, a escrita, não pode ser tratada como uma questão técnica; ela precisa ser apresentada aos estudantes como um instrumento cultural complexo, um objeto da cultura que tem uma função social. Ela registra o desejo e a necessidade de comunicação e expressão; bem como, a representação das vivências de experiências significativas na vida de quem se apropria desse instrumento.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

GARCEZ, Lucília. (2002). Técnicas de redação. São Paulo: Martins Fontes.

MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 3.ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.

KALINKE, Marco Aurélio. Para não ser um professor do séculopassado. Curitiba: Gráfica Expoente, 1999.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não. Cartas a quem ousa ensinar.10.ed. São Paulo: Olho D´Água, 1993.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

POSSENTI, Serio .Por que (não ) ensinam gramática na escola . 5 ed . Campinas São Paulo : Mercado Letras , 2000.

Pubblicato

2018-11-25