Como na relação entre pais e filhos se dá a autonomia?

Autori

  • Morgana Voll Faculdade Antonio Meneghetti
  • Claudiane Weber Faculdade Antonio Meneghetti
  • Daiani Clesnei da Rosa Faculdade Antonio Meneghetti

Abstract

Este presente estudo pretendeu analisar de que forma a autonomia infantil influencia no desenvolvimento motor e psicológico das crianças e como ela se desenvolve na relação entre os pais e filhos. A autonomia infantil consiste na capacidade da criança desde os primeiros anos desenvolver atividades como comer sozinha, arrumar sua cama ou guardar os seus brinquedos. Se dá a partir da forma em como a criança interage consigo mesma, com os outros e com tudo que a cerca. É preciso dar oportunidades para que ela realize tarefas sozinha, se isso não acontecer, mais tarde terá dificuldades sociais. Uma boa relação entre pais e filhos é fundamental para que essa autonomia se desenvolva na criança. Aplicou-se o método de pesquisa exploratória de natureza qualitativa, uma vez que o presente estudo tem como função preencher questionamentos feitos no decorrer do curso de Licenciatura em Pedagogia da Antonio Meneghetti Faculdade. A conclusão foi de que é de extrema importância que os pais vejam seus filhos como crianças capazes e transmitam essa capacidade para eles.  Estes que também devem estar preparados para a evolução dos seus filhos.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Morgana Voll, Faculdade Antonio Meneghetti

Acadêmica do oitavo semestre do curso de Licenciatura em Pedagogia da Antonio Meneghetti Faculdade.

Claudiane Weber, Faculdade Antonio Meneghetti

Professora no Curso de Licenciatura em Pedagogia na Antonio Meneghetti Faculdade.

Daiani Clesnei da Rosa, Faculdade Antonio Meneghetti

Professora no Curso de Licenciatura em Pedagogia na Antonio Meneghetti Faculdade.

Riferimenti bibliografici

ARBERA, Magdalena. Pedagogia Waldorf: como funciona a metodologia? 2019. Disponível em: https://blog.estantemagica.com.br/pedagogia-waldorf/. Acesso em: 25 nov. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ >. Acesso em:20 out. 2020.

CURY, Augusto. 20 regras de ouro para educar filhos e alunos: como formar mentes brilhantes na era da ansiedade. São Paulo: Planeta, 2017.

CURY, Augusto. Pais brilhantes, professores fascinantes. Rio de Janeiro: Sextante, 2018.

DEL PINO, Maria Concepción Luengo. Crianças autônomas e independentes: A autonomia favorece à autoestima de uma criança. 2018. Disponível em: https://br.guiainfantil.com/materias/educacao/autonomiacriancas-autonomas-e-independentes/ Acesso em: 24 fev. 2020.

EQUIPE SESC. Por uma infância conectada à natureza: Criança que brinca ao ar livre é mais ativa e feliz. 2019. Disponível em: https://www.sesc-sc.com.br/blog/educacao/por-uma-infancia-conectada-a-natureza-crianca-que-brinca-ao-ar-livre-e-mais-ativa-e-feliz. Acesso em: 19 nov. 2020.

ESCOLA DA INTELIGÊNCIA. Entenda como a escola estimula a autonomia das crianças. 2018. Disponível em: https://escoladainteligencia.com.br/entenda-como-a-escola-estimula-a-autonomia-das-criancas/#:~:text=Quando%20os%20pequenos%20s%C3%A3o%20motivados,de%20ser%20autossuficiente%20e%20independente. Acesso em: 16 nov. 2020.

ESCOLA DA INTELIGÊNCIA. Saiba o que fazer para uma criança ter autonomia. 2019. Disponível em: https://escoladainteligencia.com.br/saiba-o-que-fazer-para-uma-crianca-ter-autonomia/. Acesso em: 30 nov. 2020.

FAVRETTO, Angélica. 7 dicas para estimular a autonomia nos filhos. 2018. Disponível em: https://www.semprefamilia.com.br/educacao-dos-filhos/7-dicas-para-estimular-a-autonomia-nos-filhos/. Acesso em: 30 nov. 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra, 2011.

HOSHINO, Camilla. Montessori: um guia para descobrir a ‘pedagogia da autonomia’. 2017. Disponível em: https://lunetas.com.br/montessori-um-guia-para-descobrir-a-pedagogia-da-autonomia/. Acesso em: 24 nov. 2020.

MAGIONI, Danielly. Como incentivar a autonomia na criança. Disponível em: https://mundoemcores.com/como-incentivar-a-autonomia-na-crianca/. Acesso em: 30 nov. 2020.

MEDINA, Vilma. Crianças autônomas e independentes. 2018. Disponível em: https://br.guiainfantil.com/materias/educacao/autonomiacriancas-autonomas-e-independentes/. Acesso em: 30 nov. 2020

MENEGHETTI, Antonio. Pedagogia Ontopsicológica. Recanto Maestro:

Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.

MICHAELIS. Dicionário escolar de língua portuguesa. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2002.

NATUREZA, Criança e. CONTEXTO DAS INFÂNCIAS URBANAS. Disponível em: https://criancaenatureza.org.br/para-que-existimos/o-mundo-que-acolhe-a-crianca-hoje-2/. Acesso em: 19 nov. 2020.

VIDOR, Alécio. A relação entre pais e filhos: A origem dos problemas. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.

VOLL, Morgana. De que maneira o consumismo afeta o desenvolvimento de crianças e jovens. 2018. [Não publicado].

Pubblicato

2022-04-04