Um olhar além da ação de dobrar papel

Autori

  • Tainara Friedrich Curso de Licenciatura em Pedagogia, Antonio Meneghetti Faculdade

Abstract

Este artigo expõe a importância de buscar formas inovadoras de levar a aprendizagem aos alunos, tendo a prática de origami como aliada neste processo. Esta arte também é de suma importância para o desenvolvimento integral da criança. A técnica de origami é mundialmente conhecida, mas especialmente na China e no Japão, países que foram pioneiros a explorá-la e usá-la como aliada no desenvolvimento das habilidades em crianças e adultos. Durante o período deste estudo nos perguntamos: Quais os benefícios dessa técnica? Podemos usá-la para desenvolver o lúdico? Podemos criar objetos ou brinquedos com uma simples folha de papel? Pesquisando e fazendo leituras sobre a técnica de origami, o primeiro resultado se deu com a própria autora, que se apaixonou pela arte. Os resultados deste estudo confirmam que esta técnica pode ser utilizada em escolas brasileiras para inovar no processo de ensino e aprendizagem das crianças e em sala de aula.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Tainara Friedrich, Curso de Licenciatura em Pedagogia, Antonio Meneghetti Faculdade

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Antonio Meneghetti Faculdade

Riferimenti bibliografici

ALENCAR, E.M. L. S.; FLEITH, D.S. Contribuições teóricas recentes ao estudo da criatividade. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 19, n. 1, p. 1-8, 2003.

ARCE, A. Friederich frobel, criador do Jardim da Infância. Editora Vozes, 117 p, 2002.

ASCHENBACH, M.H.C.V.; FAZENDA, I.C.A.; ELIAS, M.D.C. A arte-magia das dobraduras. São Paulo: Scipione, 1992.

FOELKER, R. Objetos decorativos em Origami, , São Paulo: Editora Global, 1ª edição, 2003.

GARDNER, H. As artes e o desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artes Médicas, 362 p. 1997.

VAYER, P.; TRUDELLE, D.Como aprende a criança. Lisboa: Instituto Piaget, 167 p. (Horizontes Pedagógicos, 56), 1999.

Pubblicato

2022-04-20