A relação pais e filhos no processo de aprendizagem no primeiro setênio de vida da criança

Autori

  • Marisa Elisabete da Silva Curso de Licenciatura de Pedagogia, Antonio Meneghetti Faculdade

Abstract

Este artigo refere-se a uma prévia enquanto construção de material teórico que servirá como base para a realização do Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia em 2021. Com o questionamento sobre como a relação pais e filhos pode se tornar significativa no processo de aprendizagem da criança no primeiro setênio de vida? Esta pesquisa deu importância e enfatizou a legislação brasileira vigente, a concepção de diferentes autores sobre o processo de desenvolvimento da criança em seu primeiro setênio de vida bem como as entrevistas com algumas famílias que tenham crianças nesta faixa etária. Para as entrevistas, três pais/mães receberam nove questões para responderem. As questões versam sobre o significado de ser pai/mãe, sua definição de criança, seu conhecimento ou não de legislação sobre o papel dos pais no processo de aprendizagem da criança. Também sobre a sua compreensão da diferença entre família e escola, a existência da possibilidade de aprendizagem fora do espaço escolar. Outrossim, se o que acontece no espaço escolar é do conhecimento dos pais através de conversa com os filhos e, se os pais ensinam ou aprendem com as crianças. A existência ou não de registro diário de situações inusitadas da criança (gravações, álbum de fotos etc.). E, finalmente, quais lembranças têm do próprio processo educacional até os seus sete anos.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Marisa Elisabete da Silva, Curso de Licenciatura de Pedagogia, Antonio Meneghetti Faculdade

Professora de Português/Inglês e respectivas literaturas. Pós-graduada em Educação e Direitos Humanos. Atualmente estudante do 8º. semestre do curso de Pedagogia e pós-graduanda em Educação Montessori

Riferimenti bibliografici

ARANTES, Fernanda Mendes. Fundamentos e Princípios da Educação Infantil. Disponível em <https://famonline.instructure.com/courses/1308/pages/topico-de-estudo-3?module_item_id=33531>. Acesso em 22 nov 2020.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL.

Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

Fundamentos e Princípios da Educação Infantil. Disponível em <https://famonline.instructure.com/courses/1308/pages/topico-de-estudo-3?module_item_id=33531>. Acesso em 22 nov 2020.

MENEGHETTI, Antonio. Dicionário de Ontopsicologia. 2 ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2012.

MENEGHETTI, Antonio. Pedagogia Ontopsicológica. 3 ed. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.

O conceito de afetividade de Henri Wallon. Disponível em:< https://novaescola.org.br/conteudo/264/0-conceito-de-afetividade-de-henri-wallon?> Acesso em 24 nov 2020.

PIAGET, J. Seis estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1984.

Princípios da Pedagogia Waldorf. < http://www.sab.org.br/portal/pedagogiawaldorf/369-principios-pedagogia-waldorf>. Acesso em 26 nov 2020.

SETZER, Valdemar. O que é Antroposofia. Disponível em Acesso em 24 nov 2020.

VIDOR, Alécio. Relação entre pais e filhos: a origem dos problemas. 2 ed. Recanto Maestro - São João do Polêsine. RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2012.

Pubblicato

2022-04-20