Horta Inclusiva

Autores

  • Nara Regina Schuquel Martins

Resumo

Nesse relato de experiência aborda-se a importância do trabalho colaborativo, com os setores especializados, AEE (Atendimento Educacional Especializado) nas atividades desenvolvidas com estudantes de inclusão. As atividades foram desenvolvidas remotamente devido à pandemia do coronavírus. Neste trabalho são abordados temas como a inclusão, alimentação saudável e construção de horta doméstica, destacando a importância do contato com a terra, num período em que todos estão conectados com o meio digital.

Na realização do projeto as metodologias ativas se fizeram presentes, como proposta para que o estudante seja agente da sua aprendizagem juntamente com sua família e o professor um mediador. A análise dos dados foi realizada de forma qualitativa  ao observar os resultados obtidos com os 18 alunos envolvidos no projeto.

Nas conclusões, aponta-se a importância da família no processo de inclusão, principalmente diante deste cenário vivenciado pelo ensino remoto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

REFERÊNCIAS

ALVES, L. Educação Remota: entre a Ilusão e a Realidade. Interfaces Científicas. Aracaju. Vol.8. n.3. 2020.

ALVES, R. A. Memórias. Disponível em https://correio.rac.com.br/_conteudo/2014/05/colunistas/rubem_alves/179346_memórias.html. Acesso em 16/03/2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br / imagens/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 10 de jan. 2020.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. RESOLUÇÃO Nº 4, DE 2 DE OUTUBRO DE 2009.

MANTOAN, M. T. E. Ser ou estar, eis a questão: Explicando o déficitintelectual. Rio de Janeiro: WVA. 1997.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão promove a justiça. 2016. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/20/inclusão-promove-a-justiça. Acesso em 10/01/2021

MEIER, M. BUDEL, G. C. Mediação da Aprendizagem na educação especial. Curitiba: Ibpex, 2012.

Publicado

2022-04-20