Experiência do próprio negócio como protagonismo responsável ao trabalho

Авторы

  • Carmen Ivanete D'Agostini Spanhol Antonio Meneghetti Faculdade
  • Fernando Duarte Martins de Oliveira

Аннотация

No presente trabalho, tem-se o objetivo de apresentar os resultados da metodologia ativa aplicada com o intuito de experienciar as competências FOIL na formação empresarial do aluno. Tal experiência deu-se através da construção de um planejamento e respectiva execução da gestão do próprio negócio. O resultado apresentado corresponde as aulas realizadas nos anos de 2017 e 2018 com os alunos de quinto semestre dos cursos de Administração e Sistemas de Informação. Foram realizados 31 (trinta e uma) propostas de gestão do próprio negócio, as quais ocorreram de modo individual, em duplas ou grupos. As experiências foram diferenciadas e possibilitaram o surgimento de novos empreendimentos que tomaram forma, sendo que, alguns tiveram continuidade após a conclusão das aulas. Nas empresas da família e ou já existentes, foram implementadas novas ideias de negócios, bem como funcionários de empresas efetivaram novas ações nos locais de trabalho.  

Скачивания

Данные скачивания пока недоступны.

Биографии авторов

Carmen Ivanete D'Agostini Spanhol, Antonio Meneghetti Faculdade

Doutora em Educação (UDELMAR-CL/Revalidação UFSCar- SP). Mestre em Psicologia (PUCRS). Especialização Profissional em Psicologia com abordagem Ontopsicológica (SPbU – RU). Docente da Faculdade Antonio Meneghetti – AMF.

Fernando Duarte Martins de Oliveira

Acadêmico do curso de Bacharelado em Ontopsicologia na Antonio Meneghetti Faculdade.

Библиографические ссылки

BARBOSA, E. F. & MOURA, D. G. Metodologias Ativas de Aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. B. Tec. SENAC, Rio de Janeiro, v. 39, n. 2, p. 48-67, maio/ago. 2013.

BERNABEI, P. Os três pontos para entrar no mundo do trabalho. In. MENEGHETTI, A.

Psicologia Empresarial. São Paulo: FOIL, 2013.

MENEGHETTI, A. Revista Nova Ontopsicologia. São Paulo: Associação Brasileira de Ontopsicologia, XXIV, n .01, 2206, p. 21, 2006.

MENEGHETTI, A. Os jovens e a ética ôntica. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2013.

MENEGHETTI, A. Antonio Meneghetti sobre… jovens e realidade cotidiana. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2017.

PAIVA, M. R. F.; PARENTE, J. R. F.; BRANDÃO, I. R. ; QUEIROZ, A. H. B.

Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. SANARE, Sobral, v. 15 n. 02, p .145-153, jun./dez. 2016.

Опубликован

2018-10-31