As imagens das mídias sociais e o seu uso na vida cotidiana: Responsabilidade e Dever da Pessoa

Claudiane Weber

Resumo


O brasileiro passa em média 3h39min por dia acessando as mídias sociais. Dentro desse contexto, de mídias e sujeitos, se dá basicamente uma intensa prática fotográfica, compartilhamento e uso de imagens, fazendo nascer o fenômeno parlimage, que consiste numa “conversa” com imagens. Deste modo, o objetivo deste estudo consistiu em estudar os critérios de percepção visceral e de utilidade e funcionalidade à identidade, a partir da Ontopsicologia, para compreender a funcionalidade das imagens fotográficas para o sujeito. Pesquisa com abordagem qualitativa e de natureza interpretativa. Os dados foram coletados por meio de um experimento que envolveu imagens fotográficas impressas e um grupo de 20 adolescentes. Os resultados apontam que para conhecer a funcionalidade de uma imagem (fotográfica), alia-se em tais inferências os resultados do critério visceral (perceptivo) com o critério lógico-racional. E assim, evidenciamos e qualificamos a funcionalidade e não funcionalidade de uma imagem para o sujeito. Isso posto, é dever e responsabilidade da pessoa aprender que imagens usar, e de que modo se expor frente as mídias sociais.

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