Gestão escolar e as tecnologias de Informação: desafios e possibilidades

Leticia Martins dos Santos, Daiani Clesnei da Rosa, Claudiane Weber

Resumo


O presente artigo contempla discussões acerca do preparo dos profissionais da educação para atuarem na gestão escolar e como a gestão escolar pode auxiliar os professores em suas práticas. Se retomou a legislação educacional atual (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN 9394/96), ao para reconhecer as funções e o que diz respeito a gestão dentro da escola, o auxílio na formação de professores e trazendo a utilização de ferramentas tecnológicas na educação. Compreende-se que o ambiente escolar precisa ser gerenciado para que se efetive, da melhor maneira possível, os processos pedagógicos e administrativos. O interesse pelo universo da gestão escolar surgiu no contato em ambiente de trabalho atuando na área escolar e também através de experiências ao longo do curso de Licenciatura em Pedagogia.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso 24 de novembro de 2020.

CAMARGO, Ieda. Gestão e Políticas da Educação. Organizadora Ieda Camargo, Santa Cruz: EDUNISC, 2006.

CÁRIA, Neide Pena; OLIVEIRA, Sandra Maria da Silva Sales, CUNHA, Neide de Brito. Gestão educacional e avaliação: Perspectivas e desafios contemporâneos. Campinas, SP: Pontes ed. 2015.

CUNHA, Maria Couto. Gestão Educacional dos Municípios. Salvador: EDUFBA, 2009.

LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6ª ed. rev. e ampl.- São Paulo: Heccus Editora, 2013.

LUCK, Heloisa, et al. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

LUCK, Heloísa. Ação integrada: administração, supervisão e orientação educacional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

LÜCK, Heloisa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Ed.Positivo. 2009.

MATTOS, Cristiane Millan de. A escola como espaço de inclusão digital. Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/matematica/a-escola-como-espaco-inclusao-digital.htm. Acesso em: 01 dez. 2020.

PRATA, Carmem Lúcia. Gestão escola e tecnologias. Disponível em: http://www.virtual.ufc.br/cursouca/modulo_3b_gestores/tema_05/anexos/anexo_5_tics_na_gestao_escolar2010_CarmemPrata.pdf. Acesso em 24 de novembro de 2020.

RIBEIRO, Sandra Maria. A ESCOLA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS. 2016. 36 f. Curso de Educação na Cultura Digital, Ufsc, Maravilha, 2016.

SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3. ed. rev. atual. – Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001. 121p.

STINGHEN, Regiane Santos. Tecnologias na Educação: dificuldades encontradas para utilizá-la no ambiente escolar. 2016. 32 f. Curso de Educação na Cultura Digital, UFSC, Florianópolis, 2016.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/