Como na relação entre pais e filhos se dá a autonomia?

Morgana Voll, Claudiane Weber, Daiani Clesnei da Rosa

Resumo


Este presente estudo pretendeu analisar de que forma a autonomia infantil influencia no desenvolvimento motor e psicológico das crianças e como ela se desenvolve na relação entre os pais e filhos. A autonomia infantil consiste na capacidade da criança desde os primeiros anos desenvolver atividades como comer sozinha, arrumar sua cama ou guardar os seus brinquedos. Se dá a partir da forma em como a criança interage consigo mesma, com os outros e com tudo que a cerca. É preciso dar oportunidades para que ela realize tarefas sozinha, se isso não acontecer, mais tarde terá dificuldades sociais. Uma boa relação entre pais e filhos é fundamental para que essa autonomia se desenvolva na criança. Aplicou-se o método de pesquisa exploratória de natureza qualitativa, uma vez que o presente estudo tem como função preencher questionamentos feitos no decorrer do curso de Licenciatura em Pedagogia da Antonio Meneghetti Faculdade. A conclusão foi de que é de extrema importância que os pais vejam seus filhos como crianças capazes e transmitam essa capacidade para eles.  Estes que também devem estar preparados para a evolução dos seus filhos.


Texto completo:

PDF

Referências


ARBERA, Magdalena. Pedagogia Waldorf: como funciona a metodologia? 2019. Disponível em: https://blog.estantemagica.com.br/pedagogia-waldorf/. Acesso em: 25 nov. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: . Acesso em:20 out. 2020.

CURY, Augusto. 20 regras de ouro para educar filhos e alunos: como formar mentes brilhantes na era da ansiedade. São Paulo: Planeta, 2017.

CURY, Augusto. Pais brilhantes, professores fascinantes. Rio de Janeiro: Sextante, 2018.

DEL PINO, Maria Concepción Luengo. Crianças autônomas e independentes: A autonomia favorece à autoestima de uma criança. 2018. Disponível em: https://br.guiainfantil.com/materias/educacao/autonomiacriancas-autonomas-e-independentes/ Acesso em: 24 fev. 2020.

EQUIPE SESC. Por uma infância conectada à natureza: Criança que brinca ao ar livre é mais ativa e feliz. 2019. Disponível em: https://www.sesc-sc.com.br/blog/educacao/por-uma-infancia-conectada-a-natureza-crianca-que-brinca-ao-ar-livre-e-mais-ativa-e-feliz. Acesso em: 19 nov. 2020.

ESCOLA DA INTELIGÊNCIA. Entenda como a escola estimula a autonomia das crianças. 2018. Disponível em: https://escoladainteligencia.com.br/entenda-como-a-escola-estimula-a-autonomia-das-criancas/#:~:text=Quando%20os%20pequenos%20s%C3%A3o%20motivados,de%20ser%20autossuficiente%20e%20independente.. Acesso em: 16 nov. 2020.

ESCOLA DA INTELIGÊNCIA. Saiba o que fazer para uma criança ter autonomia. 2019. Disponível em: https://escoladainteligencia.com.br/saiba-o-que-fazer-para-uma-crianca-ter-autonomia/. Acesso em: 30 nov. 2020.

FAVRETTO, Angélica. 7 dicas para estimular a autonomia nos filhos. 2018. Disponível em: https://www.semprefamilia.com.br/educacao-dos-filhos/7-dicas-para-estimular-a-autonomia-nos-filhos/. Acesso em: 30 nov. 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra, 2011.

HOSHINO, Camilla. Montessori: um guia para descobrir a ‘pedagogia da autonomia’. 2017. Disponível em: https://lunetas.com.br/montessori-um-guia-para-descobrir-a-pedagogia-da-autonomia/. Acesso em: 24 nov. 2020.

MAGIONI, Danielly. Como incentivar a autonomia na criança. Disponível em: https://mundoemcores.com/como-incentivar-a-autonomia-na-crianca/. Acesso em: 30 nov. 2020.

MEDINA, Vilma. Crianças autônomas e independentes. 2018. Disponível em: https://br.guiainfantil.com/materias/educacao/autonomiacriancas-autonomas-e-independentes/. Acesso em: 30 nov. 2020

MENEGHETTI, Antonio. Pedagogia Ontopsicológica. Recanto Maestro:

Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.

MICHAELIS. Dicionário escolar de língua portuguesa. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2002.

NATUREZA, Criança e. CONTEXTO DAS INFÂNCIAS URBANAS. Disponível em: https://criancaenatureza.org.br/para-que-existimos/o-mundo-que-acolhe-a-crianca-hoje-2/. Acesso em: 19 nov. 2020.

VIDOR, Alécio. A relação entre pais e filhos: A origem dos problemas. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.

VOLL, Morgana. De que maneira o consumismo afeta o desenvolvimento de crianças e jovens. 2018. [Não publicado].


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/