Um olhar além da ação de dobrar papel

Tainara Friedrich

Resumo


Este artigo expõe a importância de buscar formas inovadoras de levar a aprendizagem aos alunos, tendo a prática de origami como aliada neste processo. Esta arte também é de suma importância para o desenvolvimento integral da criança. A técnica de origami é mundialmente conhecida, mas especialmente na China e no Japão, países que foram pioneiros a explorá-la e usá-la como aliada no desenvolvimento das habilidades em crianças e adultos. Durante o período deste estudo nos perguntamos: Quais os benefícios dessa técnica? Podemos usá-la para desenvolver o lúdico? Podemos criar objetos ou brinquedos com uma simples folha de papel? Pesquisando e fazendo leituras sobre a técnica de origami, o primeiro resultado se deu com a própria autora, que se apaixonou pela arte. Os resultados deste estudo confirmam que esta técnica pode ser utilizada em escolas brasileiras para inovar no processo de ensino e aprendizagem das crianças e em sala de aula.


Texto completo:

PDF

Referências


ALENCAR, E.M. L. S.; FLEITH, D.S. Contribuições teóricas recentes ao estudo da criatividade. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 19, n. 1, p. 1-8, 2003.

ARCE, A. Friederich frobel, criador do Jardim da Infância. Editora Vozes, 117 p, 2002.

ASCHENBACH, M.H.C.V.; FAZENDA, I.C.A.; ELIAS, M.D.C. A arte-magia das dobraduras. São Paulo: Scipione, 1992.

FOELKER, R. Objetos decorativos em Origami, , São Paulo: Editora Global, 1ª edição, 2003.

GARDNER, H. As artes e o desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artes Médicas, 362 p. 1997.

VAYER, P.; TRUDELLE, D.Como aprende a criança. Lisboa: Instituto Piaget, 167 p. (Horizontes Pedagógicos, 56), 1999.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/