A relação pais e filhos no processo de aprendizagem no primeiro setênio de vida da criança

Marisa Elisabete da Silva

Resumo


Este artigo refere-se a uma prévia enquanto construção de material teórico que servirá como base para a realização do Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia em 2021. Com o questionamento sobre como a relação pais e filhos pode se tornar significativa no processo de aprendizagem da criança no primeiro setênio de vida? Esta pesquisa deu importância e enfatizou a legislação brasileira vigente, a concepção de diferentes autores sobre o processo de desenvolvimento da criança em seu primeiro setênio de vida bem como as entrevistas com algumas famílias que tenham crianças nesta faixa etária. Para as entrevistas, três pais/mães receberam nove questões para responderem. As questões versam sobre o significado de ser pai/mãe, sua definição de criança, seu conhecimento ou não de legislação sobre o papel dos pais no processo de aprendizagem da criança. Também sobre a sua compreensão da diferença entre família e escola, a existência da possibilidade de aprendizagem fora do espaço escolar. Outrossim, se o que acontece no espaço escolar é do conhecimento dos pais através de conversa com os filhos e, se os pais ensinam ou aprendem com as crianças. A existência ou não de registro diário de situações inusitadas da criança (gravações, álbum de fotos etc.). E, finalmente, quais lembranças têm do próprio processo educacional até os seus sete anos.


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Referências


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