Da escola para o mercado de trabalho

Giane Kiefer, Claudiane Weber

Resumo


Os jovens e adultos com deficiência, possuem a necessidade de desenvolver sua autonomia. Para isso é fundamental a sua inclusão ao mercado de trabalho como pessoas com capacidades. Neste estudo se objetiva compreender na visão de uma instituição de apoio a pessoas com deficiências, como a escola auxiliou ou está auxiliando o aluno com deficiência a se inserir no mercado de trabalho. Os objetivos secundários consistiram em: a) verificar como os alunos com deficiência estão sendo preparados pela escola, para se inserir ao mercado de trabalho; b) entender qual apoio é dado às famílias que possuem familiares com deficiência. Os resultados apontam que os profissionais que atuam nas APAES, tem por objetivo de proporcionar e desenvolver a autonomia das pessoas deficientes e a sua inclusão no mercado de trabalho; o papel da escola ainda não é de inclusão e sim de inserção; nas famílias a deficiência acaba sendo uma relação de superação e angustia e o futuro acaba sendo incerto.


Texto completo:

PDF

Referências


CONHEÇA a História de Luana Dallacorte: 1ª Fisioterapeuta com Síndrome de Down. Realização de Voll Tv. Santo Angelo: Voll Tv, 2019. (4 min.), vídeo, son., color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GoTDrusC84E. Acesso em: 30 nov. 2020.

PIMENTEL, Susana Couto Conviver com a Síndrome de Down em escola inclusiva: mediação pedagógica e formação de conceitos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

MAZZOTTA, Marcos José da Silveira. Fundamentos de Educação Especial. São Paulo, SP: Biblioteca Pioneira de Ciências Sociais, 1982.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/