Desafios enfrentados por professores e alunos em tempos de pandemia

Marcia Medianeira Toniasso Righi

Resumo



A carreira docente nos traz muitas alegrias e desafios. Cada professor sente uma emoção ao iniciar do ano letivo, são novos alunos, desafios e ansiedades, tudo é novo, apesar do professor está na carreira há muitos anos. O ano de 2020 foi muito desafiador para todos e diferente de outros. O professor sempre teve que se reinventar, mas nesse último ano o desafio foi maior ainda para manter contato com seus alunos, através do ensino remoto. Esse trabalho buscou analisar as tecnologias, mídias sociais e retorno das atividades propostas as famílias da turma da Pré-escola 1/Pré A, composta por 13 alunos, com idade entre 4 a 5 anos de uma escola do Município de Santa Maria-RS. A educação necessita de professores engajados e manter-se atualizados é de extrema importância para que o processo ensino aprendizagem seja mais significativo. Os professores e os alunos fizeram o seu melhor neste tempo de pandemia, apesar de inúmeros desafios impostos.


Texto completo:

PDF

Referências


BELLONI, M.L. Educação à distância. Campinas: autores associados, 1999.

GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. Porto alegre, Ed. Artes Médicas, 2002.

GIL, A. Metodologia do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 1994.

MORAN, J. M. et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6. Ed. Campinas: Papirus, 2000.

NÓVOA, A. Formação de professores. In: Nóvoa. A. (org.). Vidas de professores. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants. Disponível em: http://www. albertomattiacci. it/docs/did/Digital_Natives_Digital_Immigrants.pdf>. Acesso em: 23 de março de 2021.

SILVA, R. Como o mundo, professores nunca mais serão os mesmos. http://tecnologia.educacional.com.br. 6 de julho de 2020.

VEIGA, I. P. Docência como atividade profissional. In: VEIGA, Ilma P.; D‟Ávila, Cristina. (Orgs.) Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas, SP: Papirus, 2008. p. 13-22.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/