Experiência do próprio negócio como protagonismo responsável ao trabalho

Carmen Ivanete D'Agostini Spanhol, Fernando Duarte Martins de Oliveira

Resumo


No presente trabalho, tem-se o objetivo de apresentar os resultados da metodologia ativa aplicada com o intuito de experienciar as competências FOIL na formação empresarial do aluno. Tal experiência deu-se através da construção de um planejamento e respectiva execução da gestão do próprio negócio. O resultado apresentado corresponde as aulas realizadas nos anos de 2017 e 2018 com os alunos de quinto semestre dos cursos de Administração e Sistemas de Informação. Foram realizados 31 (trinta e uma) propostas de gestão do próprio negócio, as quais ocorreram de modo individual, em duplas ou grupos. As experiências foram diferenciadas e possibilitaram o surgimento de novos empreendimentos que tomaram forma, sendo que, alguns tiveram continuidade após a conclusão das aulas. Nas empresas da família e ou já existentes, foram implementadas novas ideias de negócios, bem como funcionários de empresas efetivaram novas ações nos locais de trabalho.  


Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, E. F. & MOURA, D. G. Metodologias Ativas de Aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. B. Tec. SENAC, Rio de Janeiro, v. 39, n. 2, p. 48-67, maio/ago. 2013.

BERNABEI, P. Os três pontos para entrar no mundo do trabalho. In. MENEGHETTI, A.

Psicologia Empresarial. São Paulo: FOIL, 2013.

MENEGHETTI, A. Revista Nova Ontopsicologia. São Paulo: Associação Brasileira de Ontopsicologia, XXIV, n .01, 2206, p. 21, 2006.

MENEGHETTI, A. Os jovens e a ética ôntica. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2013.

MENEGHETTI, A. Antonio Meneghetti sobre… jovens e realidade cotidiana. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2017.

PAIVA, M. R. F.; PARENTE, J. R. F.; BRANDÃO, I. R. ; QUEIROZ, A. H. B.

Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. SANARE, Sobral, v. 15 n. 02, p .145-153, jun./dez. 2016.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/