O trabalho infantil: exploração ou estímulo à autonomia

Darla Vargas

Resumo


O objetivo desse artigo é expor a compreensão da visão da Pedagogia Ontopsicologica em relação ao trabalho infantil. Conforme esta abordagem, o trabalho na infância e considerado como instrumento de evolução de suas potencialidades. O trabalho infantil é quando as crianças são submetidas a realizar atividades laborativas como adultos, sendo privada de brincar, ir à escola e de ter uma infância, envolve crianças escravizadas longe de sua família, expostas a grandes riscos de vida. O trabalho na infância, pelo contrário, não é necessariamente trabalho infantil, se usado de maneira integra e que não prejudique o infante, pode levar ao desenvolvimento de seu protagonismo e de sua autonomia. No Brasil existem leis que salvaguardam os pais a deixarem seus filhos livres para realizarem trabalhos domésticos e que os auxiliem em casa. Como por exemplo, arrumar a cama, lavar a louça, arrumar seus brinquedos, organizar seu quarto. São atividades que desenvolvem qualquer ser humano. No entanto a sociedade banalizou essas atividades desempenhadas por menores de idade, como uma infração a lei, prejudicando seu crescimento integral como pessoa, e impossibilitando o conhecimento ampliado de mundo. Por isso o escopo desse artigo é mostrar a abordagem ontopsicológica, com exemplos práticos e teóricos dos benefícios que as crianças e os jovens têm quando realizado certos trabalhos próprios para a sua idade, bem como, irá mostrar alguns tipo de atividades que podem fazer para que isso aconteça.


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