Pedagogia viva: processo de transformação contínua

Juliana Burigo, Halina Badziack, Talita Moser

Resumo


Tendo como base as vivências entre pais e filhos realizadas na Casinha Amarela4, um espaço de aprendizagem auto dirigida situado em Campo Largo - Paraná, este artigo contempla assuntos e processos pelos quais as famílias envolvidas estão passando, percebendo e também criando enquanto coletivo num caminho de amor e confiança na vida e no universo, priorizando formas criativas de construir a nós mesmos e, por consequência, o nosso entorno. Busca, com base numa pedagogia da responsabilidade, revisar e investigar o papel do líder ou dos adultos educadores e cuidadores na condução e transformação social; quais os deveres individuais para a construção da civilidade e como um espaço educativo ou as experiências nele evidenciadas podem ser “funcionais” para a sociedade e se desdobrar em outras formas de relações de aprendizado. Considerando o autoconhecimento como ferramenta para sociabilidade, esse artigo tangencia os padrões e crenças por nós herdados, o conhecimento das fases de desenvolvimento das crianças, a educação e a cultura da educação, os modelos educacionais adotados e o impulso interno de cada indivíduo. Para tal abordará a criação de um Curso baseado nesse percurso como mães e pais no qual são compartilhadas as aprendizagens e estudos na prática de um paradigma que está a favor da vida, do caminho que se constrói ao caminhar. Neste sentido, o exercício do que chamamos Pedagogia Viva, tanto na Casinha Amarela quanto nesse compartilhar de saberes, se realiza como algo profundo e transformador, um conhecer a si, para compreender o universo da criança e a construção da autonomia.


Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/