protagonismo baby: mão na massa

Luciana Pinheiro Silveira Alfaro

Resumo


O presente trabalho trás uma experiência de ensino e aprendizagem com uma turma de bebês de um ano de idade que frequentam a escola Cinderela em turno integral no município de Uruguaiana RS. Nos primeiros dias de aula ao observar as interações e brincadeiras dos bebês percebemos que precisávamos trabalhar para desenvolver a autonomia dos pequenos uma vez que precisavam de auxilio para todas as tarefas, precisávamos estimular para pequenas tarefas, como: procurar seus calçados, colocar a mamadeira na bandeija após o mamá, guardar brinquedos, comunicar quando sua necessidade fisiológica estivesse sendo negligenciada. Desta forma pensamos o projeto “Protagonismo baby: mãos na massa” e começamos assim, nosso trabalho lúdico e prazeroso de estimular a autonomia e responsabilidade desde a mais tenrra idade.

 


Texto completo:

PDF

Referências


De acordo com a BNCC (2017 p. 12 )

Independente da duração da jornada escolar o conceito de educação integral com a que promovam aprendizagens sintonizadas com as necessidades, e possibilidades e os interesses dos estudantes e, também, com os desafios da sociedade contemporânea. Isso supõe considerar as diferentes infâcias, as diversas culturas juvenis e seu potencial de criar novas formas de existir.

BNCC (2017) conviver, brincar, participar, explorar, expressar, e conhecer –se. Buscamos garantir que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver de forma qualitativa.

De acordo com Meneghetti (2012, p. 161) autonomia “significa fazer lei segundo a própria identidade específica”

De acordo com Meneghetti (2005, p. 71) “todo conhecimento do homem é sempre uma consciência depois do fato, do vivido, depois da ação realizada”.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/