Caminhos terapêuticos para inclusão

Stefani Cristina Bülow, Arlete Salante

Resumo


Este trabalho visa relatar a experiência do Estágio Especifico I e II, pré-requisito para graduação em Psicologia. Realizou-se em uma Unidade de Saúde, por dois semestres, a formação e o desenvolvimento de um grupo de pessoas com diferentes tipos de deficiência. Com apoio e incentivo da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Assistência Social, o objetivo foi proporcionar um espaço terapêutico que promovesse a socialização e o desenvolvendo habilidades técnicas básicas como a motricidade e percepção espacial. Articula-se brevemente relatos históricos sobre a deficiência, legislação, conceitos e autores que fazem referência a esses sujeitos. Entende-se que a deficiência para ocupar o lugar social dos tempos atuais teve e ainda tem muitas lutas com o preconceito, portanto é fundamental compreender a importância do convívio social e do crescimento pessoal possibilitado a essas pessoas através das vivências grupais. Toda experiência se baseou pela fundamentação Humanista, da entrevista inicial às atividades e intervenções no grupo “Caminho Suave”, manteve-se o olhar que possibilita apoiar e potencializar cada pessoa para desenvolvimento de si e o enfrentamento saudável das situações que a vida coloca. Apresenta-se alguns resultados como: melhora no desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas, a organização espacial, autonomia, empatia, interação social e motivação para frequentar ambientes públicos.

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Referências


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